O Chat como espaço de (inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7948 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido para a disciplina “Produção em ambientes telemáticos na visão ético-estética em Bakhtin” do programa de pós-graduação em informática na educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e busca prover uma metodologia para a análise de conversações que tenham ocorrido em Chats. A partir do estudo da teoria de Mikhail Bakhtin, pensamos o ambiente como possuidor de uma pragmática comunicacional que se alicerça em conceitos trabalhados pelo autor. Para tanto, analisamos os diálogos entre os participantes tendo em vista o locutor e o interlocutor, os enunciados proferidos, a compenetração e o acabamento de sentido, os elementos de entonação, a alternância entre vozes e situação tempo-espaço. Consideramos que no Chat estabeleceu-se uma cadeira dialógica. Para caracterizar a alternância entre vozes, a demarcação dos elementos de entoação foi de extrema importância. Para exemplificar nossa análise, desconstruímos os enunciados e após, o reconstruímos na forma de mapas conceituais. |
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O Chat como espaço de (inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de BakhtinChat. BakhtinEADanálise de enunciadosEste artigo foi desenvolvido para a disciplina “Produção em ambientes telemáticos na visão ético-estética em Bakhtin” do programa de pós-graduação em informática na educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e busca prover uma metodologia para a análise de conversações que tenham ocorrido em Chats. A partir do estudo da teoria de Mikhail Bakhtin, pensamos o ambiente como possuidor de uma pragmática comunicacional que se alicerça em conceitos trabalhados pelo autor. Para tanto, analisamos os diálogos entre os participantes tendo em vista o locutor e o interlocutor, os enunciados proferidos, a compenetração e o acabamento de sentido, os elementos de entonação, a alternância entre vozes e situação tempo-espaço. Consideramos que no Chat estabeleceu-se uma cadeira dialógica. Para caracterizar a alternância entre vozes, a demarcação dos elementos de entoação foi de extrema importância. Para exemplificar nossa análise, desconstruímos os enunciados e após, o reconstruímos na forma de mapas conceituais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeórico de referência: M.M. Bakhtinapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/794810.22456/1982-1654.7948Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7948/6823https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7948/6824Silveira, André Luis Marques daMachado, MagaleCharczuk, Simone Biccainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:37:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/7948Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:37:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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