Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070 |
Resumo: | Este estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar. |
id |
UFRGS-7_a6da40b5301e80a8d308e0f9746949a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/87070 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamentalAlfabetizaçãoJogo digital sérioGameMemória de trabalhoTreino e gamesEste estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8707010.22456/1982-1654.87070Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070/54531Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOlalla, CamiloLukasova, Katerina2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/87070Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
title |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
spellingShingle |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental Olalla, Camilo Alfabetização Jogo digital sério Game Memória de trabalho Treino e games |
title_short |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
title_full |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
title_fullStr |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
title_sort |
Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental |
author |
Olalla, Camilo |
author_facet |
Olalla, Camilo Lukasova, Katerina |
author_role |
author |
author2 |
Lukasova, Katerina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olalla, Camilo Lukasova, Katerina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Jogo digital sério Game Memória de trabalho Treino e games |
topic |
Alfabetização Jogo digital sério Game Memória de trabalho Treino e games |
description |
Este estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070 10.22456/1982-1654.87070 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.87070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070/54531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183655768064 |