Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olalla, Camilo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lukasova, Katerina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070
Resumo: Este estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar.
id UFRGS-7_a6da40b5301e80a8d308e0f9746949a5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/87070
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamentalAlfabetizaçãoJogo digital sérioGameMemória de trabalhoTreino e gamesEste estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8707010.22456/1982-1654.87070Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070/54531Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOlalla, CamiloLukasova, Katerina2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/87070Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
title Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
spellingShingle Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
Olalla, Camilo
Alfabetização
Jogo digital sério
Game
Memória de trabalho
Treino e games
title_short Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
title_full Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
title_fullStr Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
title_full_unstemmed Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
title_sort Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental
author Olalla, Camilo
author_facet Olalla, Camilo
Lukasova, Katerina
author_role author
author2 Lukasova, Katerina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olalla, Camilo
Lukasova, Katerina
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Jogo digital sério
Game
Memória de trabalho
Treino e games
topic Alfabetização
Jogo digital sério
Game
Memória de trabalho
Treino e games
description Este estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070
10.22456/1982-1654.87070
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.87070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070/54531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183655768064