Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizarro, Estela Maria Belloli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95839
Resumo: Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que objetiva demonstrar a importância dos jogos digitais no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos ou pelos menos, grande parte de seus alunos saiam do primeiro ano atingindo as expectativas e objetivos propostos. A referida pesquisa, realizada na modalidade de estudo de caso, demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização. Inicialmente, apresenta a definição de alfabetização, pontuando os cinco níveis no processo da aquisição da escrita. Dando continuidade, apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TICS podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais, acostumados a conviver com as novas tecnologias e fazer uso destas. Para tanto, faz-se necessário que escolas e principalmente professores, repensem sua prática pedagógica, para que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como auxiliares no processo de alfabetização. Apresenta os relatos da experiência com três alunos no laboratório de informática onde utilizamos os jogos digitais como apoio ao processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_3dbeb2d04749b0aff0328207ac27275b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pizarro, Estela Maria BelloliReategui, Eliseo Berni2014-05-31T02:06:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/95839000913828Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que objetiva demonstrar a importância dos jogos digitais no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos ou pelos menos, grande parte de seus alunos saiam do primeiro ano atingindo as expectativas e objetivos propostos. A referida pesquisa, realizada na modalidade de estudo de caso, demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização. Inicialmente, apresenta a definição de alfabetização, pontuando os cinco níveis no processo da aquisição da escrita. Dando continuidade, apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TICS podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais, acostumados a conviver com as novas tecnologias e fazer uso destas. Para tanto, faz-se necessário que escolas e principalmente professores, repensem sua prática pedagógica, para que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como auxiliares no processo de alfabetização. Apresenta os relatos da experiência com três alunos no laboratório de informática onde utilizamos os jogos digitais como apoio ao processo de aprendizagem.This monograph is a qualitative research that aims to demonstrate the importance of digital games in the literacy process. There are numerous methods of literacy, where each teacher seeks to use them in a way that all or at least, most of the students leave the first year reaching the expectations and goals. That survey, conducted in the form of case study demonstrates throughout the chapters the importance of digital games as an aid in the literacy process. Initially, presents the definition of literacy, scoring five levels in the process of writing acquisition. Continuing, presents a brief reflection on the impact that ICT can have in schools today, as our students are digital natives, accustomed to live with the new technology and make use of these. Therefore, it is necessary that schools and especially teachers rethink their teaching practice so that they can meet this new student. It also presents the importance of digital games, the playful as auxiliaries in the literacy process. It presents the stories of experience with three students in the computer lab where we use digital games to support the learning process.application/pdfporAlfabetizaçãoJogos pedagógicosPrática pedagógicaLiteracyGamesDigitalJogo digital : um auxílio no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913828.pdf000913828.pdfTexto completoapplication/pdf3784327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95839/1/000913828.pdffc73bfb57f5239775f7499149ac902d5MD51TEXT000913828.pdf.txt000913828.pdf.txtExtracted Texttext/plain44381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95839/2/000913828.pdf.txt38461d85c1c3b360b785dd6ac497d763MD52THUMBNAIL000913828.pdf.jpg000913828.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95839/3/000913828.pdf.jpgf4d5d69df3e3505308afbfe5c73ab471MD5310183/958392018-10-15 08:50:19.91oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:50:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
title Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
spellingShingle Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
Pizarro, Estela Maria Belloli
Alfabetização
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
Literacy
Games
Digital
title_short Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
title_full Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
title_fullStr Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
title_full_unstemmed Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
title_sort Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização
author Pizarro, Estela Maria Belloli
author_facet Pizarro, Estela Maria Belloli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizarro, Estela Maria Belloli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
topic Alfabetização
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
Literacy
Games
Digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Games
Digital
description Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que objetiva demonstrar a importância dos jogos digitais no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos ou pelos menos, grande parte de seus alunos saiam do primeiro ano atingindo as expectativas e objetivos propostos. A referida pesquisa, realizada na modalidade de estudo de caso, demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização. Inicialmente, apresenta a definição de alfabetização, pontuando os cinco níveis no processo da aquisição da escrita. Dando continuidade, apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TICS podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais, acostumados a conviver com as novas tecnologias e fazer uso destas. Para tanto, faz-se necessário que escolas e principalmente professores, repensem sua prática pedagógica, para que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como auxiliares no processo de alfabetização. Apresenta os relatos da experiência com três alunos no laboratório de informática onde utilizamos os jogos digitais como apoio ao processo de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913828
url http://hdl.handle.net/10183/95839
identifier_str_mv 000913828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95839/1/000913828.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95839/2/000913828.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95839/3/000913828.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc73bfb57f5239775f7499149ac902d5
38461d85c1c3b360b785dd6ac497d763
f4d5d69df3e3505308afbfe5c73ab471
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465277779968