Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Franciane Heiden
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627
Resumo: O presente artigo tem como intenção refletir sobre as possíveis interferências dos produtos gráficos resultantes da ação de diagramar em um recorte gráfico de um material didático impresso (MDI) para a EaD. Com isso, busca identificar as ações intencionais e “incidentais” derivadas da ação de compor e como elas interferem no conteúdo do suporte, na perspectiva do rigor, precisão e eficácia da mensagem após as alterações e organizações propostas. Tais reflexões são propostas na interface entre Design Gráfico, Comunicação e Educação, significando e justificando a impossibilidade da dissociação entre forma e conteúdo em materiais que objetivam a instrução, no sentido da formação educacional.
id UFPR-8_a943cb0b7ca66b3a4f60f5b1e2bda657
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48627
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EADDesign gráfico; comunicação; material didático impresso.O presente artigo tem como intenção refletir sobre as possíveis interferências dos produtos gráficos resultantes da ação de diagramar em um recorte gráfico de um material didático impresso (MDI) para a EaD. Com isso, busca identificar as ações intencionais e “incidentais” derivadas da ação de compor e como elas interferem no conteúdo do suporte, na perspectiva do rigor, precisão e eficácia da mensagem após as alterações e organizações propostas. Tais reflexões são propostas na interface entre Design Gráfico, Comunicação e Educação, significando e justificando a impossibilidade da dissociação entre forma e conteúdo em materiais que objetivam a instrução, no sentido da formação educacional.UFPRRios, Franciane HeidenDalla Costa, Rosa Maria Cardoso2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4862710.5380/2238-0701.2016n12p325-344Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 325-3442238-070110.5380/am.v1i12reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627/29994Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:01:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/48627Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:01:29Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
title Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
spellingShingle Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
Rios, Franciane Heiden
Design gráfico; comunicação; material didático impresso.
title_short Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
title_full Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
title_fullStr Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
title_full_unstemmed Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
title_sort Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
author Rios, Franciane Heiden
author_facet Rios, Franciane Heiden
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
author_role author
author2 Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Franciane Heiden
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico; comunicação; material didático impresso.
topic Design gráfico; comunicação; material didático impresso.
description O presente artigo tem como intenção refletir sobre as possíveis interferências dos produtos gráficos resultantes da ação de diagramar em um recorte gráfico de um material didático impresso (MDI) para a EaD. Com isso, busca identificar as ações intencionais e “incidentais” derivadas da ação de compor e como elas interferem no conteúdo do suporte, na perspectiva do rigor, precisão e eficácia da mensagem após as alterações e organizações propostas. Tais reflexões são propostas na interface entre Design Gráfico, Comunicação e Educação, significando e justificando a impossibilidade da dissociação entre forma e conteúdo em materiais que objetivam a instrução, no sentido da formação educacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627
10.5380/2238-0701.2016n12p325-344
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2016n12p325-344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627/29994
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 325-344
2238-0701
10.5380/am.v1i12
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991934742528