Interações em ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945 |
Resumo: | O propósito deste artigo é identificar e analisar as formas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (chat) entre alunos e professor e entre alunos, mediante ou não à presença do professor. Foram analisados os registros de dois chats de uma disciplina do PPGEDU/PPGIE/UFRGS, realizada em ambiente de suporte para ensino-aprendizagem à distância (TELEDUC - CINTED/UFRGS). Os chats fizeram parte da disciplina Produção em ambiente telemático na visão ético-estética em Bakhtin e participavam desta disciplina 17 alunos e um professor. Notamos através dos recortes dos dois chats, que em ambos os chats, com e sem a presença do professor, os alunos interagem entre si, com a finalidade de manterem a comunicação, um diálogo efetivo entre eles e também com o professor. A partir da relação dialógica e a forma de interação do professor com os alunos e destes entre si, ocorreram contribuições para a (re)construção do conhecimento que o grupo trouxe para a discussão da teoria de Bakhtin a partir das diferentes trajetórias percorridas por cada sujeito que fez parte desta construção. As formas de intervenção e provocações do professor possibilitaram ao grupo condições de expressão do pensamento e do nível de compreensão e apropriação da teoria sem medo ou receio de errar, pois as intervenções eram acolhidas com o mesmo cuidado se pertinentes ou não à discussão. |
id |
UFRGS-7_b4f05eb280b58b723bf0fb29331ff6f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/7945 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações em ambiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaInteraçãoFerramentas síncronas (chat)ambiente virtual de aprendizagemO propósito deste artigo é identificar e analisar as formas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (chat) entre alunos e professor e entre alunos, mediante ou não à presença do professor. Foram analisados os registros de dois chats de uma disciplina do PPGEDU/PPGIE/UFRGS, realizada em ambiente de suporte para ensino-aprendizagem à distância (TELEDUC - CINTED/UFRGS). Os chats fizeram parte da disciplina Produção em ambiente telemático na visão ético-estética em Bakhtin e participavam desta disciplina 17 alunos e um professor. Notamos através dos recortes dos dois chats, que em ambos os chats, com e sem a presença do professor, os alunos interagem entre si, com a finalidade de manterem a comunicação, um diálogo efetivo entre eles e também com o professor. A partir da relação dialógica e a forma de interação do professor com os alunos e destes entre si, ocorreram contribuições para a (re)construção do conhecimento que o grupo trouxe para a discussão da teoria de Bakhtin a partir das diferentes trajetórias percorridas por cada sujeito que fez parte desta construção. As formas de intervenção e provocações do professor possibilitaram ao grupo condições de expressão do pensamento e do nível de compreensão e apropriação da teoria sem medo ou receio de errar, pois as intervenções eram acolhidas com o mesmo cuidado se pertinentes ou não à discussão.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeórico de referência: M.M.Bakhtinapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/794510.22456/1982-1654.7945Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945/6828https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945/6829Lunkes, LucianaSelli, Maribel SusanePrates, Camila CamargoAlves, Evandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T17:39:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/7945Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T17:39:52Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem Lunkes, Luciana Educação a distância Interação Ferramentas síncronas (chat) ambiente virtual de aprendizagem |
title_short |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Interações em ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Lunkes, Luciana |
author_facet |
Lunkes, Luciana Selli, Maribel Susane Prates, Camila Camargo Alves, Evandro |
author_role |
author |
author2 |
Selli, Maribel Susane Prates, Camila Camargo Alves, Evandro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunkes, Luciana Selli, Maribel Susane Prates, Camila Camargo Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Interação Ferramentas síncronas (chat) ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Educação a distância Interação Ferramentas síncronas (chat) ambiente virtual de aprendizagem |
description |
O propósito deste artigo é identificar e analisar as formas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (chat) entre alunos e professor e entre alunos, mediante ou não à presença do professor. Foram analisados os registros de dois chats de uma disciplina do PPGEDU/PPGIE/UFRGS, realizada em ambiente de suporte para ensino-aprendizagem à distância (TELEDUC - CINTED/UFRGS). Os chats fizeram parte da disciplina Produção em ambiente telemático na visão ético-estética em Bakhtin e participavam desta disciplina 17 alunos e um professor. Notamos através dos recortes dos dois chats, que em ambos os chats, com e sem a presença do professor, os alunos interagem entre si, com a finalidade de manterem a comunicação, um diálogo efetivo entre eles e também com o professor. A partir da relação dialógica e a forma de interação do professor com os alunos e destes entre si, ocorreram contribuições para a (re)construção do conhecimento que o grupo trouxe para a discussão da teoria de Bakhtin a partir das diferentes trajetórias percorridas por cada sujeito que fez parte desta construção. As formas de intervenção e provocações do professor possibilitaram ao grupo condições de expressão do pensamento e do nível de compreensão e apropriação da teoria sem medo ou receio de errar, pois as intervenções eram acolhidas com o mesmo cuidado se pertinentes ou não à discussão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Teórico de referência: M.M.Bakhtin |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945 10.22456/1982-1654.7945 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.7945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945/6828 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945/6829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181646696448 |