Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Priscila Cabreira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte Filho, Nemésio Freitas, Fischer, Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430
Resumo: A proposta da Educação Profissional e Tecnológica visa a democratização do conhecimento. Considerando o trabalho como uma forma de produzir a história, compreende-se a importância do conhecimento histórico na conscientização do papel dos cidadãos na sociedade. Na busca de alternativas para despertar maior interesse e envolvimento dos alunos nas aulas de História e sabendo do potencial motivador das tecnologias em sala de aula, foi elaborado um produto educacional: quizzes sobre as relações de trabalho na História do Brasil, gamificados na plataforma Kahoot!, para a utilização por meio de dispositivos móveis. Na percepção da maioria dos alunos pesquisados (questionário on-line), a aplicação dos quizzes nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos sobre “relações de trabalho” e a associação destes fatos a sua realidade. Estes declararam maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis foi apreciado e tido como elemento colaborador para o ensino-aprendizagem.
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