Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430 |
Resumo: | A proposta da Educação Profissional e Tecnológica visa a democratização do conhecimento. Considerando o trabalho como uma forma de produzir a história, compreende-se a importância do conhecimento histórico na conscientização do papel dos cidadãos na sociedade. Na busca de alternativas para despertar maior interesse e envolvimento dos alunos nas aulas de História e sabendo do potencial motivador das tecnologias em sala de aula, foi elaborado um produto educacional: quizzes sobre as relações de trabalho na História do Brasil, gamificados na plataforma Kahoot!, para a utilização por meio de dispositivos móveis. Na percepção da maioria dos alunos pesquisados (questionário on-line), a aplicação dos quizzes nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos sobre “relações de trabalho” e a associação destes fatos a sua realidade. Estes declararam maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis foi apreciado e tido como elemento colaborador para o ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-7_b641dae6d913fd5087ea48acdda10b71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/98430 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio IntegradoEnsino Médio IntegradoEnsino de HistóriaAprendizagem móvelAprendizagem Baseada em Jogos DigitaisKahoot!Uso de tecnologias móveis no ensino de História buscando colaborar para a formação integral dos sujeitos.A proposta da Educação Profissional e Tecnológica visa a democratização do conhecimento. Considerando o trabalho como uma forma de produzir a história, compreende-se a importância do conhecimento histórico na conscientização do papel dos cidadãos na sociedade. Na busca de alternativas para despertar maior interesse e envolvimento dos alunos nas aulas de História e sabendo do potencial motivador das tecnologias em sala de aula, foi elaborado um produto educacional: quizzes sobre as relações de trabalho na História do Brasil, gamificados na plataforma Kahoot!, para a utilização por meio de dispositivos móveis. Na percepção da maioria dos alunos pesquisados (questionário on-line), a aplicação dos quizzes nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos sobre “relações de trabalho” e a associação destes fatos a sua realidade. Estes declararam maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis foi apreciado e tido como elemento colaborador para o ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9843010.22456/1982-1654.98430Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430/59371Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Priscila Cabreira deDuarte Filho, Nemésio FreitasFischer, Danilo2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/98430Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
title |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
spellingShingle |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado Freitas, Priscila Cabreira de Ensino Médio Integrado Ensino de História Aprendizagem móvel Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Kahoot! Uso de tecnologias móveis no ensino de História buscando colaborar para a formação integral dos sujeitos. |
title_short |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
title_full |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
title_fullStr |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
title_full_unstemmed |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
title_sort |
Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado |
author |
Freitas, Priscila Cabreira de |
author_facet |
Freitas, Priscila Cabreira de Duarte Filho, Nemésio Freitas Fischer, Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Duarte Filho, Nemésio Freitas Fischer, Danilo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Priscila Cabreira de Duarte Filho, Nemésio Freitas Fischer, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Integrado Ensino de História Aprendizagem móvel Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Kahoot! Uso de tecnologias móveis no ensino de História buscando colaborar para a formação integral dos sujeitos. |
topic |
Ensino Médio Integrado Ensino de História Aprendizagem móvel Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Kahoot! Uso de tecnologias móveis no ensino de História buscando colaborar para a formação integral dos sujeitos. |
description |
A proposta da Educação Profissional e Tecnológica visa a democratização do conhecimento. Considerando o trabalho como uma forma de produzir a história, compreende-se a importância do conhecimento histórico na conscientização do papel dos cidadãos na sociedade. Na busca de alternativas para despertar maior interesse e envolvimento dos alunos nas aulas de História e sabendo do potencial motivador das tecnologias em sala de aula, foi elaborado um produto educacional: quizzes sobre as relações de trabalho na História do Brasil, gamificados na plataforma Kahoot!, para a utilização por meio de dispositivos móveis. Na percepção da maioria dos alunos pesquisados (questionário on-line), a aplicação dos quizzes nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos sobre “relações de trabalho” e a associação destes fatos a sua realidade. Estes declararam maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis foi apreciado e tido como elemento colaborador para o ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430 10.22456/1982-1654.98430 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.98430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430/59371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184160133120 |