KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442 |
Resumo: | Observando-se a rela??o professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que h? diversas maneiras deensino e diferentes n?veis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedag?gicas, tal como a gamifica??o como recurso pedag?gico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que ? uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreens?o dos alunos com conte?dos sobrea Teoria Cl?ssica da Administra??o. O objetivo deste trabalho ? investigar a aplica??o do kahoot comopossibilidade de favorecer a motiva??o e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administra??o em turma 1? ano do curso t?cnico em administra??o integrado, em uma institui??o de ensino profissional p?blica, localizada no munic?pio de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, explorat?ria, dedutivo, a partir de um levantamento bibliogr?fico. Para aplica??o da atividade, a partir de quest?es de m?ltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, atrav?s da plataforma Kahoot. A an?lise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informa??es, e por fim, apresentadas, em um ?Podium? com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontua??o. A aplica??o da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua pr?tica pedag?gica; intera??o com seus pares; envolver os estudantes de educa??o profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inser??o da Kahoot na escola p?blica est? diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar. |
id |
IFPB_498ef3295c6921eddf35c545f7472dc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2442 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA2022-09-23T13:41:28Z2022-09-23T13:41:28Z2022-05-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442Observando-se a rela??o professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que h? diversas maneiras deensino e diferentes n?veis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedag?gicas, tal como a gamifica??o como recurso pedag?gico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que ? uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreens?o dos alunos com conte?dos sobrea Teoria Cl?ssica da Administra??o. O objetivo deste trabalho ? investigar a aplica??o do kahoot comopossibilidade de favorecer a motiva??o e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administra??o em turma 1? ano do curso t?cnico em administra??o integrado, em uma institui??o de ensino profissional p?blica, localizada no munic?pio de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, explorat?ria, dedutivo, a partir de um levantamento bibliogr?fico. Para aplica??o da atividade, a partir de quest?es de m?ltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, atrav?s da plataforma Kahoot. A an?lise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informa??es, e por fim, apresentadas, em um ?Podium? com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontua??o. A aplica??o da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua pr?tica pedag?gica; intera??o com seus pares; envolver os estudantes de educa??o profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inser??o da Kahoot na escola p?blica est? diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-19T14:39:11Z No. of bitstreams: 2 RI Antonio Mascarenhas.pdf: 70602 bytes, checksum: e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 (MD5) TCC Antonio Mascarenhas.pdf: 988289 bytes, checksum: 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T13:41:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Antonio Mascarenhas.pdf: 70602 bytes, checksum: e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 (MD5) TCC Antonio Mascarenhas.pdf: 988289 bytes, checksum: 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T13:41:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Antonio Mascarenhas.pdf: 70602 bytes, checksum: e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 (MD5) TCC Antonio Mascarenhas.pdf: 988289 bytes, checksum: 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 (MD5) Previous issue date: 2022-05-19n?o h?kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??oKAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??Oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Antonio Mascarenhas.pdfTCC Antonio Mascarenhas.pdfapplication/pdf988289http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/2/TCC+Antonio+Mascarenhas.pdf8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59MD52RI Antonio Mascarenhas.pdfRI Antonio Mascarenhas.pdfapplication/pdf70602http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/1/RI+Antonio+Mascarenhas.pdfe2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38MD51177683/24422023-04-18 14:00:37.602oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:00:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
title |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
spellingShingle |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??o |
title_short |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
title_full |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
title_fullStr |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
title_full_unstemmed |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
title_sort |
KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O |
author |
RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA |
author_facet |
RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??o |
topic |
kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??o |
description |
Observando-se a rela??o professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que h? diversas maneiras deensino e diferentes n?veis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedag?gicas, tal como a gamifica??o como recurso pedag?gico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que ? uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreens?o dos alunos com conte?dos sobrea Teoria Cl?ssica da Administra??o. O objetivo deste trabalho ? investigar a aplica??o do kahoot comopossibilidade de favorecer a motiva??o e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administra??o em turma 1? ano do curso t?cnico em administra??o integrado, em uma institui??o de ensino profissional p?blica, localizada no munic?pio de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, explorat?ria, dedutivo, a partir de um levantamento bibliogr?fico. Para aplica??o da atividade, a partir de quest?es de m?ltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, atrav?s da plataforma Kahoot. A an?lise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informa??es, e por fim, apresentadas, em um ?Podium? com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontua??o. A aplica??o da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua pr?tica pedag?gica; intera??o com seus pares; envolver os estudantes de educa??o profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inser??o da Kahoot na escola p?blica est? diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-23T13:41:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-23T13:41:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/2/TCC+Antonio+Mascarenhas.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/1/RI+Antonio+Mascarenhas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444996272128 |