KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442
Resumo: Observando-se a rela??o professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que h? diversas maneiras deensino e diferentes n?veis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedag?gicas, tal como a gamifica??o como recurso pedag?gico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que ? uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreens?o dos alunos com conte?dos sobrea Teoria Cl?ssica da Administra??o. O objetivo deste trabalho ? investigar a aplica??o do kahoot comopossibilidade de favorecer a motiva??o e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administra??o em turma 1? ano do curso t?cnico em administra??o integrado, em uma institui??o de ensino profissional p?blica, localizada no munic?pio de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, explorat?ria, dedutivo, a partir de um levantamento bibliogr?fico. Para aplica??o da atividade, a partir de quest?es de m?ltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, atrav?s da plataforma Kahoot. A an?lise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informa??es, e por fim, apresentadas, em um ?Podium? com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontua??o. A aplica??o da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua pr?tica pedag?gica; intera??o com seus pares; envolver os estudantes de educa??o profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inser??o da Kahoot na escola p?blica est? diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar.
id IFPB_498ef3295c6921eddf35c545f7472dc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2442
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA2022-09-23T13:41:28Z2022-09-23T13:41:28Z2022-05-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442Observando-se a rela??o professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que h? diversas maneiras deensino e diferentes n?veis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedag?gicas, tal como a gamifica??o como recurso pedag?gico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que ? uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreens?o dos alunos com conte?dos sobrea Teoria Cl?ssica da Administra??o. O objetivo deste trabalho ? investigar a aplica??o do kahoot comopossibilidade de favorecer a motiva??o e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administra??o em turma 1? ano do curso t?cnico em administra??o integrado, em uma institui??o de ensino profissional p?blica, localizada no munic?pio de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, explorat?ria, dedutivo, a partir de um levantamento bibliogr?fico. Para aplica??o da atividade, a partir de quest?es de m?ltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, atrav?s da plataforma Kahoot. A an?lise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informa??es, e por fim, apresentadas, em um ?Podium? com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontua??o. A aplica??o da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua pr?tica pedag?gica; intera??o com seus pares; envolver os estudantes de educa??o profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inser??o da Kahoot na escola p?blica est? diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-19T14:39:11Z No. of bitstreams: 2 RI Antonio Mascarenhas.pdf: 70602 bytes, checksum: e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 (MD5) TCC Antonio Mascarenhas.pdf: 988289 bytes, checksum: 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T13:41:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Antonio Mascarenhas.pdf: 70602 bytes, checksum: e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 (MD5) TCC Antonio Mascarenhas.pdf: 988289 bytes, checksum: 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T13:41:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Antonio Mascarenhas.pdf: 70602 bytes, checksum: e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38 (MD5) TCC Antonio Mascarenhas.pdf: 988289 bytes, checksum: 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59 (MD5) Previous issue date: 2022-05-19n?o h?kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??oKAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??Oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Antonio Mascarenhas.pdfTCC Antonio Mascarenhas.pdfapplication/pdf988289http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/2/TCC+Antonio+Mascarenhas.pdf8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59MD52RI Antonio Mascarenhas.pdfRI Antonio Mascarenhas.pdfapplication/pdf70602http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/1/RI+Antonio+Mascarenhas.pdfe2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38MD51177683/24422023-04-18 14:00:37.602oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:00:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
title KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
spellingShingle KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA
kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??o
title_short KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
title_full KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
title_fullStr KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
title_full_unstemmed KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
title_sort KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA??O EM TURMA DO 1? ANO DO ENSINO T?CNICO EM ADMINISTRA??O
author RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA
author_facet RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RESSURREI??O, ANTONIO MASCARENHAS DA
dc.subject.por.fl_str_mv kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??o
topic kahoot; ensino e aprendizagem; curso t?cnico em administra??o
description Observando-se a rela??o professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que h? diversas maneiras deensino e diferentes n?veis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedag?gicas, tal como a gamifica??o como recurso pedag?gico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que ? uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreens?o dos alunos com conte?dos sobrea Teoria Cl?ssica da Administra??o. O objetivo deste trabalho ? investigar a aplica??o do kahoot comopossibilidade de favorecer a motiva??o e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administra??o em turma 1? ano do curso t?cnico em administra??o integrado, em uma institui??o de ensino profissional p?blica, localizada no munic?pio de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, explorat?ria, dedutivo, a partir de um levantamento bibliogr?fico. Para aplica??o da atividade, a partir de quest?es de m?ltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, atrav?s da plataforma Kahoot. A an?lise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informa??es, e por fim, apresentadas, em um ?Podium? com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontua??o. A aplica??o da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua pr?tica pedag?gica; intera??o com seus pares; envolver os estudantes de educa??o profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inser??o da Kahoot na escola p?blica est? diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T13:41:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23T13:41:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/2/TCC+Antonio+Mascarenhas.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2442/1/RI+Antonio+Mascarenhas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b82821dcddc9d085da96edeb0c74b59
e2b5d0b90808935496c0edbb3060ad38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444996272128