ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, JAIR DOS SANTOS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Andreia Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa de Mestrado. Este estudo visa refletir sobre objetos técnicos, estéticos e interativos e as possibilidades de interdisciplinaridade para a área de Educação Musical, dentro de perspectivas da arte contemporânea e das Tecnologias Educacionais em Rede. Com caráter empírico/qualitativo, almeja somar esforços interdisciplinares com pesquisas do campo da Educação em Rede, bem como pensar na formação educativo-musical através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Performance Musical, da Composição e de outras áreas do campo da Arte. Como atividade prática, a pesquisa buscará compreender as poéticas e narrativas sonoras por meio de atividades de interpretação sonoro-musical de performances visuais e corporais, utilizando-se do recurso da Música Visual. O produto final será a produção de uma composição, de estilo improvisatório livre, por uma orquestra estudantil, de uma escola de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-7_bfba0a422933b034e6dbf5d065e02213
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/62075
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDEMúsica VisualEducação Musical InterativaTecnologias Educacionais em RedeEducação Musical Interativa (EMI)Este artigo trata de uma pesquisa de Mestrado. Este estudo visa refletir sobre objetos técnicos, estéticos e interativos e as possibilidades de interdisciplinaridade para a área de Educação Musical, dentro de perspectivas da arte contemporânea e das Tecnologias Educacionais em Rede. Com caráter empírico/qualitativo, almeja somar esforços interdisciplinares com pesquisas do campo da Educação em Rede, bem como pensar na formação educativo-musical através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Performance Musical, da Composição e de outras áreas do campo da Arte. Como atividade prática, a pesquisa buscará compreender as poéticas e narrativas sonoras por meio de atividades de interpretação sonoro-musical de performances visuais e corporais, utilizando-se do recurso da Música Visual. O produto final será a produção de uma composição, de estilo improvisatório livre, por uma orquestra estudantil, de uma escola de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6207510.22456/1982-1654.62075Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075/41096Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES, JAIR DOS SANTOSde Oliveira, Andreia Machado2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/62075Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
title ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
spellingShingle ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
GONÇALVES, JAIR DOS SANTOS
Música Visual
Educação Musical Interativa
Tecnologias Educacionais em Rede
Educação Musical Interativa (EMI)
title_short ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
title_full ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
title_fullStr ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
title_sort ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE
author GONÇALVES, JAIR DOS SANTOS
author_facet GONÇALVES, JAIR DOS SANTOS
de Oliveira, Andreia Machado
author_role author
author2 de Oliveira, Andreia Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, JAIR DOS SANTOS
de Oliveira, Andreia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Música Visual
Educação Musical Interativa
Tecnologias Educacionais em Rede
Educação Musical Interativa (EMI)
topic Música Visual
Educação Musical Interativa
Tecnologias Educacionais em Rede
Educação Musical Interativa (EMI)
description Este artigo trata de uma pesquisa de Mestrado. Este estudo visa refletir sobre objetos técnicos, estéticos e interativos e as possibilidades de interdisciplinaridade para a área de Educação Musical, dentro de perspectivas da arte contemporânea e das Tecnologias Educacionais em Rede. Com caráter empírico/qualitativo, almeja somar esforços interdisciplinares com pesquisas do campo da Educação em Rede, bem como pensar na formação educativo-musical através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Performance Musical, da Composição e de outras áreas do campo da Arte. Como atividade prática, a pesquisa buscará compreender as poéticas e narrativas sonoras por meio de atividades de interpretação sonoro-musical de performances visuais e corporais, utilizando-se do recurso da Música Visual. O produto final será a produção de uma composição, de estilo improvisatório livre, por uma orquestra estudantil, de uma escola de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075
10.22456/1982-1654.62075
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.62075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075/41096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183186006016