Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Michele A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Moisés Henrique Ramos, Vieira Jr., Niltom
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111358
Resumo: Ensinar não é uma tarefa trivial, especialmente, para turmas heterogêneas, formadas por alunos com perfis de aprendizagem e histórico escolar diferentes. Para minimizar essa dificuldade, diferentes estudos têm desenvolvido estratégias para modelar e identificar estilos de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho contribui para avançar na identificação dos estilos de aprendizagem de alunos dos cursos de uma instituição, por meio de um sistema de apoio educacional que realiza o cálculo dos estilos de aprendizagem a partir dos inventários N-ILS e Kolb. Assim, é realizado um estudo de caso com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com faixa etária entre 15 e 19 anos. Os resultados mostram estilos de aprendizagem distintos entre as turmas e os alunos e, a maioria dos respondentes relataram que estão habituados a terem aulas expositivas, mas que aprendem mais com tempo maior para escrita durante as aulas, uso de exemplos e atividades práticas.
id UFRGS-7_c5318a819345e0b0360d49e83523044a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111358
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas GeraisEstilo de AprendizagemInventário N-ILSInventário KolbEnsinoEstilos de AprendizagemEnsinar não é uma tarefa trivial, especialmente, para turmas heterogêneas, formadas por alunos com perfis de aprendizagem e histórico escolar diferentes. Para minimizar essa dificuldade, diferentes estudos têm desenvolvido estratégias para modelar e identificar estilos de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho contribui para avançar na identificação dos estilos de aprendizagem de alunos dos cursos de uma instituição, por meio de um sistema de apoio educacional que realiza o cálculo dos estilos de aprendizagem a partir dos inventários N-ILS e Kolb. Assim, é realizado um estudo de caso com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com faixa etária entre 15 e 19 anos. Os resultados mostram estilos de aprendizagem distintos entre as turmas e os alunos e, a maioria dos respondentes relataram que estão habituados a terem aulas expositivas, mas que aprendem mais com tempo maior para escrita durante as aulas, uso de exemplos e atividades práticas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação empírica; Estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11135810.22456/1982-1654.111358Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111358/66001Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Michele A.Pereira, Moisés Henrique RamosVieira Jr., Niltom2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/111358Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
title Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
spellingShingle Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
Brandão, Michele A.
Estilo de Aprendizagem
Inventário N-ILS
Inventário Kolb
Ensino
Estilos de Aprendizagem
title_short Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
title_full Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
title_fullStr Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
title_full_unstemmed Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
title_sort Estilos de Aprendizagem para Apoio Educacional: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais
author Brandão, Michele A.
author_facet Brandão, Michele A.
Pereira, Moisés Henrique Ramos
Vieira Jr., Niltom
author_role author
author2 Pereira, Moisés Henrique Ramos
Vieira Jr., Niltom
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Michele A.
Pereira, Moisés Henrique Ramos
Vieira Jr., Niltom
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo de Aprendizagem
Inventário N-ILS
Inventário Kolb
Ensino
Estilos de Aprendizagem
topic Estilo de Aprendizagem
Inventário N-ILS
Inventário Kolb
Ensino
Estilos de Aprendizagem
description Ensinar não é uma tarefa trivial, especialmente, para turmas heterogêneas, formadas por alunos com perfis de aprendizagem e histórico escolar diferentes. Para minimizar essa dificuldade, diferentes estudos têm desenvolvido estratégias para modelar e identificar estilos de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho contribui para avançar na identificação dos estilos de aprendizagem de alunos dos cursos de uma instituição, por meio de um sistema de apoio educacional que realiza o cálculo dos estilos de aprendizagem a partir dos inventários N-ILS e Kolb. Assim, é realizado um estudo de caso com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com faixa etária entre 15 e 19 anos. Os resultados mostram estilos de aprendizagem distintos entre as turmas e os alunos e, a maioria dos respondentes relataram que estão habituados a terem aulas expositivas, mas que aprendem mais com tempo maior para escrita durante as aulas, uso de exemplos e atividades práticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação empírica; Estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111358
10.22456/1982-1654.111358
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111358
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.111358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111358/66001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184217804800