BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Zeni, Loiva Cardoso
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285
Resumo: This paper describes the theoretical approach that is been searched to support the understanding of the students activeties on cnstructing recursive procedures, with the perspective of offering subsides to model the interative conducts between the students and computers. Psycho-cognitive elements withdrawn from the theory of the psychogenetic theory of operatory thought are taken as background to analyse the students co-operative activities, in the construcion of the recursion in the Slogow environment. The results present the first efforts of these activities analysis in the search of solutions to the proposed challenges.
id UFRGS-7_c7a725b30b9978d880f997c579504489
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6285
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIApensamento operatório recursão ambinete Logo.This paper describes the theoretical approach that is been searched to support the understanding of the students activeties on cnstructing recursive procedures, with the perspective of offering subsides to model the interative conducts between the students and computers. Psycho-cognitive elements withdrawn from the theory of the psychogenetic theory of operatory thought are taken as background to analyse the students co-operative activities, in the construcion of the recursion in the Slogow environment. The results present the first efforts of these activities analysis in the search of solutions to the proposed challenges.Este artigo tem por finalidade apresentar a fundamentação teórica que está sendo buscada para oferecer suporte à compreensão da atividade do estudante na construção de procedimentos recursivos, na perspectiva de oferecer subsídios para modelização das condutas interativas entre ele e os sistemas informéticos. Pressupostos psico- cognitivos retirados de teoria sobre a psicogênese do pensamento operatório são relacionados como subsídios para analisar atividades desenvolvidas cooperativamente pelos estudantes, na construção da recursão no ambiente SlogoW. Os resultados apresentam as primeiras tentativas de análise destas atividades de busca de solução aos desafios propostos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/628510.22456/1982-1654.6285Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285/3751de Zeni, Loiva Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T12:56:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/6285Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T12:56:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
title BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
spellingShingle BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
de Zeni, Loiva Cardoso
pensamento operatório recursão ambinete Logo.
title_short BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
title_full BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
title_fullStr BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
title_sort BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
author de Zeni, Loiva Cardoso
author_facet de Zeni, Loiva Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Zeni, Loiva Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv pensamento operatório recursão ambinete Logo.
topic pensamento operatório recursão ambinete Logo.
description This paper describes the theoretical approach that is been searched to support the understanding of the students activeties on cnstructing recursive procedures, with the perspective of offering subsides to model the interative conducts between the students and computers. Psycho-cognitive elements withdrawn from the theory of the psychogenetic theory of operatory thought are taken as background to analyse the students co-operative activities, in the construcion of the recursion in the Slogow environment. The results present the first efforts of these activities analysis in the search of solutions to the proposed challenges.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285
10.22456/1982-1654.6285
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.6285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285/3751
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in Education
Informática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181600559104