BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285 |
Resumo: | This paper describes the theoretical approach that is been searched to support the understanding of the students activeties on cnstructing recursive procedures, with the perspective of offering subsides to model the interative conducts between the students and computers. Psycho-cognitive elements withdrawn from the theory of the psychogenetic theory of operatory thought are taken as background to analyse the students co-operative activities, in the construcion of the recursion in the Slogow environment. The results present the first efforts of these activities analysis in the search of solutions to the proposed challenges. |
id |
UFRGS-7_c7a725b30b9978d880f997c579504489 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/6285 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIApensamento operatório recursão ambinete Logo.This paper describes the theoretical approach that is been searched to support the understanding of the students activeties on cnstructing recursive procedures, with the perspective of offering subsides to model the interative conducts between the students and computers. Psycho-cognitive elements withdrawn from the theory of the psychogenetic theory of operatory thought are taken as background to analyse the students co-operative activities, in the construcion of the recursion in the Slogow environment. The results present the first efforts of these activities analysis in the search of solutions to the proposed challenges.Este artigo tem por finalidade apresentar a fundamentação teórica que está sendo buscada para oferecer suporte à compreensão da atividade do estudante na construção de procedimentos recursivos, na perspectiva de oferecer subsídios para modelização das condutas interativas entre ele e os sistemas informéticos. Pressupostos psico- cognitivos retirados de teoria sobre a psicogênese do pensamento operatório são relacionados como subsídios para analisar atividades desenvolvidas cooperativamente pelos estudantes, na construção da recursão no ambiente SlogoW. Os resultados apresentam as primeiras tentativas de análise destas atividades de busca de solução aos desafios propostos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/628510.22456/1982-1654.6285Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285/3751de Zeni, Loiva Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T12:56:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/6285Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T12:56:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
title |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA de Zeni, Loiva Cardoso pensamento operatório recursão ambinete Logo. |
title_short |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
title_full |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
title_sort |
BUSCANDO EXPLICITAR OS PROCESSOS COGNITIVOS EM CONSTR~UÇÕES RECURSIVAS NO AMBIENTE LOGO, NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA A APARTIR DA REVISÃO DA EXPERIÊNCIA |
author |
de Zeni, Loiva Cardoso |
author_facet |
de Zeni, Loiva Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Zeni, Loiva Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensamento operatório recursão ambinete Logo. |
topic |
pensamento operatório recursão ambinete Logo. |
description |
This paper describes the theoretical approach that is been searched to support the understanding of the students activeties on cnstructing recursive procedures, with the perspective of offering subsides to model the interative conducts between the students and computers. Psycho-cognitive elements withdrawn from the theory of the psychogenetic theory of operatory thought are taken as background to analyse the students co-operative activities, in the construcion of the recursion in the Slogow environment. The results present the first efforts of these activities analysis in the search of solutions to the proposed challenges. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285 10.22456/1982-1654.6285 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.6285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6285/3751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in Education Informática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181600559104 |