Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marcilene Alves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sena, Luana Xavier de, Silva, Rafael Luiz Morais da, Magalhães, Celina Maria Colino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177
Resumo: Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.
id UFRGS-7_c7dc930bd39293162b146d0755d0c7c4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23177
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de DownSíndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitivaEstimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo.Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo empírico com análise de dados quantitativa e qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2317710.22456/1982-1654.23177Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177/23712Pinheiro, Marcilene AlvesSena, Luana Xavier deSilva, Rafael Luiz Morais daMagalhães, Celina Maria Colinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-11T22:30:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/23177Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-04-11T22:30:26Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
title Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
spellingShingle Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
Pinheiro, Marcilene Alves
Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva
Estimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo.
title_short Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
title_full Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
title_fullStr Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
title_sort Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
author Pinheiro, Marcilene Alves
author_facet Pinheiro, Marcilene Alves
Sena, Luana Xavier de
Silva, Rafael Luiz Morais da
Magalhães, Celina Maria Colino
author_role author
author2 Sena, Luana Xavier de
Silva, Rafael Luiz Morais da
Magalhães, Celina Maria Colino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Marcilene Alves
Sena, Luana Xavier de
Silva, Rafael Luiz Morais da
Magalhães, Celina Maria Colino
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva
Estimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo.
topic Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva
Estimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo.
description Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo empírico com análise de dados quantitativa e qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177
10.22456/1982-1654.23177
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.23177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177/23712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology
Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182635503616