Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177 |
Resumo: | Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva. |
id |
UFRGS-7_c7dc930bd39293162b146d0755d0c7c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23177 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de DownSíndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitivaEstimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo.Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo empírico com análise de dados quantitativa e qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2317710.22456/1982-1654.23177Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177/23712Pinheiro, Marcilene AlvesSena, Luana Xavier deSilva, Rafael Luiz Morais daMagalhães, Celina Maria Colinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-11T22:30:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/23177Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-04-11T22:30:26Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
title |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
spellingShingle |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down Pinheiro, Marcilene Alves Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva Estimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo. |
title_short |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
title_full |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
title_sort |
Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down |
author |
Pinheiro, Marcilene Alves |
author_facet |
Pinheiro, Marcilene Alves Sena, Luana Xavier de Silva, Rafael Luiz Morais da Magalhães, Celina Maria Colino |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Luana Xavier de Silva, Rafael Luiz Morais da Magalhães, Celina Maria Colino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Marcilene Alves Sena, Luana Xavier de Silva, Rafael Luiz Morais da Magalhães, Celina Maria Colino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva Estimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo. |
topic |
Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva Estimulção cognitiva de crianças com Síndrome de Down mediada por recursos de Tecnologia Assistiva de baixo a alto custo. |
description |
Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo empírico com análise de dados quantitativa e qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177 10.22456/1982-1654.23177 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.23177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177/23712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182635503616 |