O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661 |
Resumo: | Avaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância. |
id |
UFRGS-7_c96ab440b1d9444ca7e77c771dd24875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8661 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percursoEducacao a DistanciaAvaliacaoLibrasEstudantes SurdosAvaliacao de ProgramasAvaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa usando questionarios avaliativosapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/866110.22456/1982-1654.8661Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12026https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12027https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12028Barbosa, Heloiza HCerny, Roseli Zeninfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8661Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
title |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
spellingShingle |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso Barbosa, Heloiza H Educacao a Distancia Avaliacao Libras Estudantes Surdos Avaliacao de Programas |
title_short |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
title_full |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
title_fullStr |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
title_full_unstemmed |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
title_sort |
O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso |
author |
Barbosa, Heloiza H |
author_facet |
Barbosa, Heloiza H Cerny, Roseli Zen |
author_role |
author |
author2 |
Cerny, Roseli Zen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Heloiza H Cerny, Roseli Zen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacao a Distancia Avaliacao Libras Estudantes Surdos Avaliacao de Programas |
topic |
Educacao a Distancia Avaliacao Libras Estudantes Surdos Avaliacao de Programas |
description |
Avaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa usando questionarios avaliativos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661 10.22456/1982-1654.8661 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.8661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12026 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12027 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação. 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181675008000 |