O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Heloiza H
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cerny, Roseli Zen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661
Resumo: Avaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância.
id UFRGS-7_c96ab440b1d9444ca7e77c771dd24875
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8661
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percursoEducacao a DistanciaAvaliacaoLibrasEstudantes SurdosAvaliacao de ProgramasAvaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa usando questionarios avaliativosapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/866110.22456/1982-1654.8661Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12026https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12027https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12028Barbosa, Heloiza HCerny, Roseli Zeninfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8661Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
title O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
spellingShingle O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
Barbosa, Heloiza H
Educacao a Distancia
Avaliacao
Libras
Estudantes Surdos
Avaliacao de Programas
title_short O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
title_full O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
title_fullStr O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
title_full_unstemmed O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
title_sort O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso
author Barbosa, Heloiza H
author_facet Barbosa, Heloiza H
Cerny, Roseli Zen
author_role author
author2 Cerny, Roseli Zen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Heloiza H
Cerny, Roseli Zen
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao a Distancia
Avaliacao
Libras
Estudantes Surdos
Avaliacao de Programas
topic Educacao a Distancia
Avaliacao
Libras
Estudantes Surdos
Avaliacao de Programas
description Avaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa usando questionarios avaliativos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661
10.22456/1982-1654.8661
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.8661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12026
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12027
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661/12028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181675008000