Analysis of the importance of social/racial quotas through ENEM’s microdata mining

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vioti dos Santos, Vandeir
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Notargiacomo, Pollyana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132471
Resumo: A análise de dados educacionais pode propiciar novas métricas e trazer informações relevantes para a criação de ferramentas. Estas buscam desenvolver habilidades específicas dos alunos com a finalidade de aumento de performance, aprimoramento de metodologias existentes e, principalmente, desenvolvimento de políticas educacionais. Visto esse cenário, um estudo foi realizado com o objetivo de mensurar o impacto da situação econômica e social dos estudantes brasileiros. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil, é utilizado pelos alunos como uma das vias de inscrição e ingresso no sistema de ensino superior, e também como forma de obtenção de bolsas de estudos. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a importância da presença das cotas raciais e sociais, por meio da análise dos microdados do ENEM com ferramentas de Inteligência Artificial, inter-relacionando seu impacto com as leis nº. 12.711/2012 e nº. 12.990/2014, ainda não renovado na esfera governamental, responsáveis por determinar as regras referentes as cotas no Brasil.
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