Analysis of the importance of social/racial quotas through ENEM’s microdata mining
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132471 |
Resumo: | A análise de dados educacionais pode propiciar novas métricas e trazer informações relevantes para a criação de ferramentas. Estas buscam desenvolver habilidades específicas dos alunos com a finalidade de aumento de performance, aprimoramento de metodologias existentes e, principalmente, desenvolvimento de políticas educacionais. Visto esse cenário, um estudo foi realizado com o objetivo de mensurar o impacto da situação econômica e social dos estudantes brasileiros. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil, é utilizado pelos alunos como uma das vias de inscrição e ingresso no sistema de ensino superior, e também como forma de obtenção de bolsas de estudos. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a importância da presença das cotas raciais e sociais, por meio da análise dos microdados do ENEM com ferramentas de Inteligência Artificial, inter-relacionando seu impacto com as leis nº. 12.711/2012 e nº. 12.990/2014, ainda não renovado na esfera governamental, responsáveis por determinar as regras referentes as cotas no Brasil. |
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Analysis of the importance of social/racial quotas through ENEM’s microdata miningAnalysis of the importance of social/racial quotas through ENEM's microdata miningA análise de dados educacionais pode propiciar novas métricas e trazer informações relevantes para a criação de ferramentas. Estas buscam desenvolver habilidades específicas dos alunos com a finalidade de aumento de performance, aprimoramento de metodologias existentes e, principalmente, desenvolvimento de políticas educacionais. Visto esse cenário, um estudo foi realizado com o objetivo de mensurar o impacto da situação econômica e social dos estudantes brasileiros. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil, é utilizado pelos alunos como uma das vias de inscrição e ingresso no sistema de ensino superior, e também como forma de obtenção de bolsas de estudos. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a importância da presença das cotas raciais e sociais, por meio da análise dos microdados do ENEM com ferramentas de Inteligência Artificial, inter-relacionando seu impacto com as leis nº. 12.711/2012 e nº. 12.990/2014, ainda não renovado na esfera governamental, responsáveis por determinar as regras referentes as cotas no Brasil.Educational data analysis can provide new metrics and provide relevant information for creating tools. These seek to develop students' specific skills with the aim of increasing performance, improving existing methodologies and, mainly, developing educational policies. Given this scenario, a study was carried out with the objective of measuring the impact of the economic and social situation of Brazilian students. The National High School Exam (ENEM), in Brazil, is used by the students as one of the routes to apply and enter the higher education system, and also as a way to obtain scholarships. The main objective of this article is to emphasize the importance of the presence of racial and social quotas, through the analysis of ENEM microdata with Artificial Intelligence tools, interrelating their impact to the laws no. 12.711/2012 and no. 12.990/2014, not yet renewed in the governmental sphere, responsible for determining the rules regarding quotas in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132471Computers in education: theory & practice; Vol. 26 No. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 110-117Informática na educação: teoria & prática; v. 26 n. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 110-1171982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132471/90450http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVioti dos Santos, VandeirNotargiacomo, Pollyana2023-11-28T11:45:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/132471Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-11-28T11:45:39Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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