TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079 |
Resumo: | Este artigo aborda as reflexões realizadas a partir dos relatos de cinco tutoras a distância que atuaram no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES, a respeito dos sentidos do trabalho na tutoria a distância. Ao longo da escrita problematiza-se a ação docente desenvolvida pelos tutores e os diferentes papéis que assumem na organização da Educação a Distância, questionando principalmente as influências do Modo de Produção Capitalista na estrutura da EaD e consequentemente no trabalho dos tutores, que se estabelece no âmbito educacional como um trabalho terceirizado, desenvolvido por meio de prestação de serviços temporários e que caracterizam a lógica capitalista da precarização e exploração da mão de obra trabalhadora. |
id |
UFRGS-7_d4d6793b8e2466afddcbe5a7495953d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/60079 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIAEducação a DistânciaTutoriaTrabalho PrecarizadoEducação a distânciaEste artigo aborda as reflexões realizadas a partir dos relatos de cinco tutoras a distância que atuaram no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES, a respeito dos sentidos do trabalho na tutoria a distância. Ao longo da escrita problematiza-se a ação docente desenvolvida pelos tutores e os diferentes papéis que assumem na organização da Educação a Distância, questionando principalmente as influências do Modo de Produção Capitalista na estrutura da EaD e consequentemente no trabalho dos tutores, que se estabelece no âmbito educacional como um trabalho terceirizado, desenvolvido por meio de prestação de serviços temporários e que caracterizam a lógica capitalista da precarização e exploração da mão de obra trabalhadora.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6007910.22456/1982-1654.60079Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079/41092Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDziekaniak, Fabio AlexandreGomes, Vanise dos SantosDolci, Luciana Neto2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/60079Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
title |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
spellingShingle |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA Dziekaniak, Fabio Alexandre Educação a Distância Tutoria Trabalho Precarizado Educação a distância |
title_short |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
title_full |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
title_fullStr |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
title_sort |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA |
author |
Dziekaniak, Fabio Alexandre |
author_facet |
Dziekaniak, Fabio Alexandre Gomes, Vanise dos Santos Dolci, Luciana Neto |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Vanise dos Santos Dolci, Luciana Neto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dziekaniak, Fabio Alexandre Gomes, Vanise dos Santos Dolci, Luciana Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Tutoria Trabalho Precarizado Educação a distância |
topic |
Educação a Distância Tutoria Trabalho Precarizado Educação a distância |
description |
Este artigo aborda as reflexões realizadas a partir dos relatos de cinco tutoras a distância que atuaram no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES, a respeito dos sentidos do trabalho na tutoria a distância. Ao longo da escrita problematiza-se a ação docente desenvolvida pelos tutores e os diferentes papéis que assumem na organização da Educação a Distância, questionando principalmente as influências do Modo de Produção Capitalista na estrutura da EaD e consequentemente no trabalho dos tutores, que se estabelece no âmbito educacional como um trabalho terceirizado, desenvolvido por meio de prestação de serviços temporários e que caracterizam a lógica capitalista da precarização e exploração da mão de obra trabalhadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079 10.22456/1982-1654.60079 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.60079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079/41092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183179714560 |