TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dziekaniak, Fabio Alexandre
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Vanise dos Santos, Dolci, Luciana Neto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079
Resumo: Este artigo aborda as reflexões realizadas a partir dos relatos de cinco tutoras a distância que atuaram no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES, a respeito dos sentidos do trabalho na tutoria a distância. Ao longo da escrita problematiza-se a ação docente desenvolvida pelos tutores e os diferentes papéis que assumem na organização da Educação a Distância, questionando principalmente as influências do Modo de Produção Capitalista na estrutura da EaD e consequentemente no trabalho dos tutores, que se estabelece no âmbito educacional como um trabalho terceirizado, desenvolvido por meio de prestação de serviços temporários e que caracterizam a lógica capitalista da precarização e exploração da mão de obra trabalhadora.
id UFRGS-7_d4d6793b8e2466afddcbe5a7495953d3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/60079
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIAEducação a DistânciaTutoriaTrabalho PrecarizadoEducação a distânciaEste artigo aborda as reflexões realizadas a partir dos relatos de cinco tutoras a distância que atuaram no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES, a respeito dos sentidos do trabalho na tutoria a distância. Ao longo da escrita problematiza-se a ação docente desenvolvida pelos tutores e os diferentes papéis que assumem na organização da Educação a Distância, questionando principalmente as influências do Modo de Produção Capitalista na estrutura da EaD e consequentemente no trabalho dos tutores, que se estabelece no âmbito educacional como um trabalho terceirizado, desenvolvido por meio de prestação de serviços temporários e que caracterizam a lógica capitalista da precarização e exploração da mão de obra trabalhadora.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6007910.22456/1982-1654.60079Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079/41092Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDziekaniak, Fabio AlexandreGomes, Vanise dos SantosDolci, Luciana Neto2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/60079Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
title TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
spellingShingle TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
Dziekaniak, Fabio Alexandre
Educação a Distância
Tutoria
Trabalho Precarizado
Educação a distância
title_short TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
title_full TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
title_fullStr TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
title_full_unstemmed TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
title_sort TUTORIA A DISTÂNCIA: SOBRE O TRABALHO E A DOCÊNCIA
author Dziekaniak, Fabio Alexandre
author_facet Dziekaniak, Fabio Alexandre
Gomes, Vanise dos Santos
Dolci, Luciana Neto
author_role author
author2 Gomes, Vanise dos Santos
Dolci, Luciana Neto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dziekaniak, Fabio Alexandre
Gomes, Vanise dos Santos
Dolci, Luciana Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Tutoria
Trabalho Precarizado
Educação a distância
topic Educação a Distância
Tutoria
Trabalho Precarizado
Educação a distância
description Este artigo aborda as reflexões realizadas a partir dos relatos de cinco tutoras a distância que atuaram no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES, a respeito dos sentidos do trabalho na tutoria a distância. Ao longo da escrita problematiza-se a ação docente desenvolvida pelos tutores e os diferentes papéis que assumem na organização da Educação a Distância, questionando principalmente as influências do Modo de Produção Capitalista na estrutura da EaD e consequentemente no trabalho dos tutores, que se estabelece no âmbito educacional como um trabalho terceirizado, desenvolvido por meio de prestação de serviços temporários e que caracterizam a lógica capitalista da precarização e exploração da mão de obra trabalhadora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079
10.22456/1982-1654.60079
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.60079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60079/41092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183179714560