Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Roberta Martins Mendonca, Silva, José Roberto Cruz e, Matos, Jainer Diogo Vieira, Ferreira, Júlio César, Matos, Fernando Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/89784
Resumo: Estudos voltados a recursos que interferem diretamente no campo educacional tornam-se cada vez mais pertinentes na era digital, uma vez que, é indispensável o uso de ferramentas que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva surgem os jogos digitais educativos (JDE), cuja utilização crescente como ferramenta educacional traz também a necessidade de reflexões, em especial sobre as teorias de aprendizagem que estão embasando práticas educativas por meio desses recursos. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral verificar qual a teoria de aprendizagem é mais citada em artigos encontrados na base de periódicos da Capes, publicados de 2015 a 2018, para fundamentar a utilização de JDE na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa realizada traz indícios que sugerem a ocorrência de um número reduzido de artigos sobre JDE em disciplinas técnicas da EPT e que inexiste prevalência de uma teoria de aprendizagem fundamentando JDE.
id UFRGS-7_def4a271ea54a75f1af1e872ec744bef
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/89784
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de AprendizagemJogos Digitais EducativosJogos Eletrônicos DidáticosTeorias de AprendizagemEducação Profissional e TecnológicaCapesJogos Digitais EducativosEstudos voltados a recursos que interferem diretamente no campo educacional tornam-se cada vez mais pertinentes na era digital, uma vez que, é indispensável o uso de ferramentas que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva surgem os jogos digitais educativos (JDE), cuja utilização crescente como ferramenta educacional traz também a necessidade de reflexões, em especial sobre as teorias de aprendizagem que estão embasando práticas educativas por meio desses recursos. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral verificar qual a teoria de aprendizagem é mais citada em artigos encontrados na base de periódicos da Capes, publicados de 2015 a 2018, para fundamentar a utilização de JDE na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa realizada traz indícios que sugerem a ocorrência de um número reduzido de artigos sobre JDE em disciplinas técnicas da EPT e que inexiste prevalência de uma teoria de aprendizagem fundamentando JDE.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemática da literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8978410.22456/1982-1654.89784Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/89784/54537Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Altair Fábio Silvério Ribeiro FábioGomes, Roberta Martins MendoncaSilva, José Roberto Cruz eMatos, Jainer Diogo VieiraFerreira, Júlio CésarMatos, Fernando Barbosa2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/89784Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
title Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
spellingShingle Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
Ribeiro, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio
Jogos Digitais Educativos
Jogos Eletrônicos Didáticos
Teorias de Aprendizagem
Educação Profissional e Tecnológica
Capes
Jogos Digitais Educativos
title_short Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
title_full Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
title_fullStr Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
title_full_unstemmed Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
title_sort Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem
author Ribeiro, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio
author_facet Ribeiro, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio
Gomes, Roberta Martins Mendonca
Silva, José Roberto Cruz e
Matos, Jainer Diogo Vieira
Ferreira, Júlio César
Matos, Fernando Barbosa
author_role author
author2 Gomes, Roberta Martins Mendonca
Silva, José Roberto Cruz e
Matos, Jainer Diogo Vieira
Ferreira, Júlio César
Matos, Fernando Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio
Gomes, Roberta Martins Mendonca
Silva, José Roberto Cruz e
Matos, Jainer Diogo Vieira
Ferreira, Júlio César
Matos, Fernando Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Digitais Educativos
Jogos Eletrônicos Didáticos
Teorias de Aprendizagem
Educação Profissional e Tecnológica
Capes
Jogos Digitais Educativos
topic Jogos Digitais Educativos
Jogos Eletrônicos Didáticos
Teorias de Aprendizagem
Educação Profissional e Tecnológica
Capes
Jogos Digitais Educativos
description Estudos voltados a recursos que interferem diretamente no campo educacional tornam-se cada vez mais pertinentes na era digital, uma vez que, é indispensável o uso de ferramentas que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva surgem os jogos digitais educativos (JDE), cuja utilização crescente como ferramenta educacional traz também a necessidade de reflexões, em especial sobre as teorias de aprendizagem que estão embasando práticas educativas por meio desses recursos. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral verificar qual a teoria de aprendizagem é mais citada em artigos encontrados na base de periódicos da Capes, publicados de 2015 a 2018, para fundamentar a utilização de JDE na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa realizada traz indícios que sugerem a ocorrência de um número reduzido de artigos sobre JDE em disciplinas técnicas da EPT e que inexiste prevalência de uma teoria de aprendizagem fundamentando JDE.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão sistemática da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/89784
10.22456/1982-1654.89784
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/89784
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.89784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/89784/54537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183676739584