De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação. |
id |
UFRGS-7_e613b5ee193bf085f63eb8ab229d2c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/46499 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na EducaçãoImagem e EducaçãoFotografia e EducaçãoStop Motion e EducaçãoWalter BenjaminAnimação em Stop Motionfotografia e tecnologia na educaçãoEste artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa intervençãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4649910.22456/1982-1654.46499Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499/32523Monteiro, Aline VerissimoSanti, Angela MedeirosFerreira, Aurelia Navarro de A. C.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/46499Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:52Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
title |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
spellingShingle |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação Monteiro, Aline Verissimo Imagem e Educação Fotografia e Educação Stop Motion e Educação Walter Benjamin Animação em Stop Motion fotografia e tecnologia na educação |
title_short |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
title_full |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
title_fullStr |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
title_full_unstemmed |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
title_sort |
De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação |
author |
Monteiro, Aline Verissimo |
author_facet |
Monteiro, Aline Verissimo Santi, Angela Medeiros Ferreira, Aurelia Navarro de A. C. |
author_role |
author |
author2 |
Santi, Angela Medeiros Ferreira, Aurelia Navarro de A. C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Aline Verissimo Santi, Angela Medeiros Ferreira, Aurelia Navarro de A. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem e Educação Fotografia e Educação Stop Motion e Educação Walter Benjamin Animação em Stop Motion fotografia e tecnologia na educação |
topic |
Imagem e Educação Fotografia e Educação Stop Motion e Educação Walter Benjamin Animação em Stop Motion fotografia e tecnologia na educação |
description |
Este artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499 10.22456/1982-1654.46499 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.46499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499/32523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183103168512 |