De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Aline Verissimo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santi, Angela Medeiros, Ferreira, Aurelia Navarro de A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação.
id UFRGS-7_e613b5ee193bf085f63eb8ab229d2c4a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/46499
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na EducaçãoImagem e EducaçãoFotografia e EducaçãoStop Motion e EducaçãoWalter BenjaminAnimação em Stop Motionfotografia e tecnologia na educaçãoEste artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa intervençãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4649910.22456/1982-1654.46499Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499/32523Monteiro, Aline VerissimoSanti, Angela MedeirosFerreira, Aurelia Navarro de A. C.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/46499Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:52Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
title De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
spellingShingle De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
Monteiro, Aline Verissimo
Imagem e Educação
Fotografia e Educação
Stop Motion e Educação
Walter Benjamin
Animação em Stop Motion
fotografia e tecnologia na educação
title_short De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
title_full De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
title_fullStr De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
title_full_unstemmed De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
title_sort De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
author Monteiro, Aline Verissimo
author_facet Monteiro, Aline Verissimo
Santi, Angela Medeiros
Ferreira, Aurelia Navarro de A. C.
author_role author
author2 Santi, Angela Medeiros
Ferreira, Aurelia Navarro de A. C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Aline Verissimo
Santi, Angela Medeiros
Ferreira, Aurelia Navarro de A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem e Educação
Fotografia e Educação
Stop Motion e Educação
Walter Benjamin
Animação em Stop Motion
fotografia e tecnologia na educação
topic Imagem e Educação
Fotografia e Educação
Stop Motion e Educação
Walter Benjamin
Animação em Stop Motion
fotografia e tecnologia na educação
description Este artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499
10.22456/1982-1654.46499
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.46499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499/32523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183103168512