Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashi, Yusuke
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Isotani, Seiji, Bourdeau, Jacqueline, Mizoguchi, Riichiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148
Resumo: Muitos modelos de design instrucional foram pro- postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta de uma notação comum e formal para descrever o produto da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia- ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi- nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal que tenha semântica suficiente para manter a consistência do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi- zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no padrão proposto.
id UFRGS-7_e77027fe39cb935564334d6fb77f4b61
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12148
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucionalEngenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.Muitos modelos de design instrucional foram pro- postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta de uma notação comum e formal para descrever o produto da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia- ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi- nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal que tenha semântica suficiente para manter a consistência do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi- zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no padrão proposto.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1214810.22456/1982-1654.12148Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and DevelopmentInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148/7162Hayashi, YusukeIsotani, SeijiBourdeau, JacquelineMizoguchi, Riichiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T13:04:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/12148Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-03T13:04:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
title Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
spellingShingle Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
Hayashi, Yusuke
Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.
title_short Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
title_full Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
title_fullStr Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
title_full_unstemmed Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
title_sort Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
author Hayashi, Yusuke
author_facet Hayashi, Yusuke
Isotani, Seiji
Bourdeau, Jacqueline
Mizoguchi, Riichiro
author_role author
author2 Isotani, Seiji
Bourdeau, Jacqueline
Mizoguchi, Riichiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayashi, Yusuke
Isotani, Seiji
Bourdeau, Jacqueline
Mizoguchi, Riichiro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.
topic Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.
description Muitos modelos de design instrucional foram pro- postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta de uma notação comum e formal para descrever o produto da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia- ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi- nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal que tenha semântica suficiente para manter a consistência do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi- zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no padrão proposto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148
10.22456/1982-1654.12148
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148/7162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and Development
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182200344576