Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Patrícia B. Scherer
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zucchetti, Dinorá, Marx, Yohana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269
Resumo: Este estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações.
id UFRGS-7_f9175736efd4bc82c783441e0b873ca3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/76269
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciaturaTecnologia educacional. Formação de professores. Autoria.Formação de professoresEste estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7626910.22456/1982-1654.76269Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269/45352Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBassani, Patrícia B. SchererZucchetti, DinoráMarx, Yohana2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/76269Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
title Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
spellingShingle Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
Bassani, Patrícia B. Scherer
Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria.
Formação de professores
title_short Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
title_full Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
title_fullStr Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
title_full_unstemmed Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
title_sort Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
author Bassani, Patrícia B. Scherer
author_facet Bassani, Patrícia B. Scherer
Zucchetti, Dinorá
Marx, Yohana
author_role author
author2 Zucchetti, Dinorá
Marx, Yohana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Patrícia B. Scherer
Zucchetti, Dinorá
Marx, Yohana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria.
Formação de professores
topic Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria.
Formação de professores
description Este estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269
10.22456/1982-1654.76269
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.76269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269/45352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183530987520