Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269 |
Resumo: | Este estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações. |
id |
UFRGS-7_f9175736efd4bc82c783441e0b873ca3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/76269 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciaturaTecnologia educacional. Formação de professores. Autoria.Formação de professoresEste estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7626910.22456/1982-1654.76269Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269/45352Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBassani, Patrícia B. SchererZucchetti, DinoráMarx, Yohana2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/76269Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
title |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
spellingShingle |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura Bassani, Patrícia B. Scherer Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria. Formação de professores |
title_short |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
title_full |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
title_fullStr |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
title_sort |
Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura |
author |
Bassani, Patrícia B. Scherer |
author_facet |
Bassani, Patrícia B. Scherer Zucchetti, Dinorá Marx, Yohana |
author_role |
author |
author2 |
Zucchetti, Dinorá Marx, Yohana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassani, Patrícia B. Scherer Zucchetti, Dinorá Marx, Yohana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria. Formação de professores |
topic |
Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria. Formação de professores |
description |
Este estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269 10.22456/1982-1654.76269 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.76269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269/45352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183530987520 |