The Poetry and the banal in the ways of doing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rafael de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Questão (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18673
Resumo: I reflect in this essay, from an analytical work with the materials and modes of composition of the documentary O Fim do Sem Fim (Beto Magalhães, Cao Guimarães and Lucas Bambozzi, 2001), the question of the gesture as an element of documentary filmmaking. For this discussion of the effects of real, Jean-Louis Comolli’s expression, the french theoretical and filmmaker, achieved in assembling the film, passing reflections around the body, its everyday life and finally, its form, in what Giorgio Agamben calls for form-life. I point in O Fim do Sem Fim insertion of the everyday body, and its gestures and ways of doing in extinction, in the political sphere, through the writing of the film.
id UFRGS-8_db87193da50582a11f401f46b3b73e8e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18673
network_acronym_str UFRGS-8
network_name_str Em Questão (Online)
repository_id_str
spelling The Poetry and the banal in the ways of doingLa Poesía y lo banal de las maneras de hacerA poesia e o banal nos modos de fazerDocumentárioEstéticaPolíticaO fim do sem fimCinema brasileiro contemporâneoGesto no cinema documentáriosingularização do indivíduoprocesso de subjetivaçãoDocumentary. Aesthetics. Politics.Documental. Estética. Política.I reflect in this essay, from an analytical work with the materials and modes of composition of the documentary O Fim do Sem Fim (Beto Magalhães, Cao Guimarães and Lucas Bambozzi, 2001), the question of the gesture as an element of documentary filmmaking. For this discussion of the effects of real, Jean-Louis Comolli’s expression, the french theoretical and filmmaker, achieved in assembling the film, passing reflections around the body, its everyday life and finally, its form, in what Giorgio Agamben calls for form-life. I point in O Fim do Sem Fim insertion of the everyday body, and its gestures and ways of doing in extinction, in the political sphere, through the writing of the film.Como reflejo de este ensayo, de un trabajo analítico con las materias y modos de composición de lo documental O Fim do Sem Fim (Beto Magalhães, Cao Guimarães y Lucas Bambozzi, 2001), la cuestión del gesto en el marco del cine documental. La discusión inicia a partir de los efectos de lo real, expresión de lo teórico y cineasta francés Jean-Louis Comolli, logrado en el montaje de la película, pasando por reflexiones sobre el cuerpo, su vida cotidiana y, en última instancia, su forma, en lo que Giorgio Agamben llama a forma de vida. Yo apunto en O Fim do Sem Fim, una inserción para el cuerpo cotidiano, así como sus gestos y formas de hacer en peligro de extinción en el ámbito político a través de la escritura de la película.Reflito neste ensaio, a partir da análise de O fim do sem fim (Beto Magalhães, Cao Guimarães e Lucas Bambozzi, 2001), a questão do gesto como elemento do cinema documentário. A discussão parte dos efeitos de real, expressão de Jean-Louis Comolli, alcançada na montagem do filme, perpassando reflexões em torno do corpo, sua cotidianidade e, por fim, sua forma, naquilo que Giorgio Agamben chamará de forma-de-vida. Aponto, em O fim do sem fim para uma inserção do corpo cotidiano, bem como seus gestos e modos de fazer em extinção, na esfera política por intermédio da escritura do filme. O trabalho é parte do projeto “Experimentar o real: (re)invenções do documentário brasileiro contemporâneo” que busca compreender o documentário, em sua vertente inventiva, como caminho privilegiado para a renovação e expansão do domínio rumo à produção de outras formas de discurso imagético-narrativos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)2011-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18673Em Questão; Vol. 17 No. 1 (2011); 231-250Em Questão; Vol. 17 Núm. 1 (2011); 231-250Em Questão; v. 17 n. 1 (2011); 231-2501808-52451807-8893reponame:Em Questão (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18673/12488Almeida, Rafael deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:22:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/18673Revistahttps://seer.ufrgs.br/emquestao/PUBhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/oaiemquestao@ufrgs.br||emquestao@ufrgs.br1808-52451807-8893opendoar:2017-07-31T14:22:21Em Questão (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv The Poetry and the banal in the ways of doing
La Poesía y lo banal de las maneras de hacer
A poesia e o banal nos modos de fazer
title The Poetry and the banal in the ways of doing
spellingShingle The Poetry and the banal in the ways of doing
Almeida, Rafael de
Documentário
Estética
Política
O fim do sem fim
Cinema brasileiro contemporâneo
Gesto no cinema documentário
singularização do indivíduo
processo de subjetivação
Documentary. Aesthetics. Politics.
Documental. Estética. Política.
title_short The Poetry and the banal in the ways of doing
title_full The Poetry and the banal in the ways of doing
title_fullStr The Poetry and the banal in the ways of doing
title_full_unstemmed The Poetry and the banal in the ways of doing
title_sort The Poetry and the banal in the ways of doing
author Almeida, Rafael de
author_facet Almeida, Rafael de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rafael de
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Estética
Política
O fim do sem fim
Cinema brasileiro contemporâneo
Gesto no cinema documentário
singularização do indivíduo
processo de subjetivação
Documentary. Aesthetics. Politics.
Documental. Estética. Política.
topic Documentário
Estética
Política
O fim do sem fim
Cinema brasileiro contemporâneo
Gesto no cinema documentário
singularização do indivíduo
processo de subjetivação
Documentary. Aesthetics. Politics.
Documental. Estética. Política.
description I reflect in this essay, from an analytical work with the materials and modes of composition of the documentary O Fim do Sem Fim (Beto Magalhães, Cao Guimarães and Lucas Bambozzi, 2001), the question of the gesture as an element of documentary filmmaking. For this discussion of the effects of real, Jean-Louis Comolli’s expression, the french theoretical and filmmaker, achieved in assembling the film, passing reflections around the body, its everyday life and finally, its form, in what Giorgio Agamben calls for form-life. I point in O Fim do Sem Fim insertion of the everyday body, and its gestures and ways of doing in extinction, in the political sphere, through the writing of the film.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18673
url https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18673/12488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
dc.source.none.fl_str_mv Em Questão; Vol. 17 No. 1 (2011); 231-250
Em Questão; Vol. 17 Núm. 1 (2011); 231-250
Em Questão; v. 17 n. 1 (2011); 231-250
1808-5245
1807-8893
reponame:Em Questão (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Em Questão (Online)
collection Em Questão (Online)
repository.name.fl_str_mv Em Questão (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv emquestao@ufrgs.br||emquestao@ufrgs.br
_version_ 1789438633122463744