Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005 |
Resumo: | Este trabalho mostra alguns caminhos percorridos e os traçados efetuados pelas pesquisas pós-criticas sobre o currículo no Brasil, divulgadas no Grupo de Trabalho (GT) de Currículo da ANPEd nos últimos dez anos. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1992 e 1998) e Deleuze e Guattari (1995 e 1997) o trabalho procura traçar linhas e acompanhar alguns movimentos curriculares para esboçar um mapa do currículo pós-crítico e registrar as orientações, direções e criações desses estudos. Os traçados esboçados por este estudo, portanto, têm por objetivo mostrar os mapas formados pelas pesquisas pós-críticas sobre currículo que, com base na perspectiva aqui adotada, evidenciam expansões, fraturas e aberturas nos quadros convencionalmente produzidos no campo do currículo no Brasil. Argumento que nos mapas montados por essas pesquisas existe uma criação: o currículo pós-crítico, que chamo aqui de currículo-mapa. Mostro, então, o esboço desse mapa, as linhas que foram traçadas e a potencialidade do currículo-mapa criado pelos/as pesquisadores/as do campo curricular brasileiro. |
id |
UFRGS-9_1168f6f530827009c4a6558ee7879047 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23005 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no BrasilCurrículo. Pesquisas Pós-Criticas sobre Currículo e Cartografia.Este trabalho mostra alguns caminhos percorridos e os traçados efetuados pelas pesquisas pós-criticas sobre o currículo no Brasil, divulgadas no Grupo de Trabalho (GT) de Currículo da ANPEd nos últimos dez anos. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1992 e 1998) e Deleuze e Guattari (1995 e 1997) o trabalho procura traçar linhas e acompanhar alguns movimentos curriculares para esboçar um mapa do currículo pós-crítico e registrar as orientações, direções e criações desses estudos. Os traçados esboçados por este estudo, portanto, têm por objetivo mostrar os mapas formados pelas pesquisas pós-críticas sobre currículo que, com base na perspectiva aqui adotada, evidenciam expansões, fraturas e aberturas nos quadros convencionalmente produzidos no campo do currículo no Brasil. Argumento que nos mapas montados por essas pesquisas existe uma criação: o currículo pós-crítico, que chamo aqui de currículo-mapa. Mostro, então, o esboço desse mapa, as linhas que foram traçadas e a potencialidade do currículo-mapa criado pelos/as pesquisadores/as do campo curricular brasileiro.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 1 (2005)Educação & Realidade; v. 30 n. 1 (2005)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005/13287Paraíso, Marlucy Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:53:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/23005Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:53:17Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
title |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
spellingShingle |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil Paraíso, Marlucy Alves Currículo. Pesquisas Pós-Criticas sobre Currículo e Cartografia. |
title_short |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
title_full |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
title_fullStr |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
title_sort |
Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil |
author |
Paraíso, Marlucy Alves |
author_facet |
Paraíso, Marlucy Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paraíso, Marlucy Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Pesquisas Pós-Criticas sobre Currículo e Cartografia. |
topic |
Currículo. Pesquisas Pós-Criticas sobre Currículo e Cartografia. |
description |
Este trabalho mostra alguns caminhos percorridos e os traçados efetuados pelas pesquisas pós-criticas sobre o currículo no Brasil, divulgadas no Grupo de Trabalho (GT) de Currículo da ANPEd nos últimos dez anos. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1992 e 1998) e Deleuze e Guattari (1995 e 1997) o trabalho procura traçar linhas e acompanhar alguns movimentos curriculares para esboçar um mapa do currículo pós-crítico e registrar as orientações, direções e criações desses estudos. Os traçados esboçados por este estudo, portanto, têm por objetivo mostrar os mapas formados pelas pesquisas pós-críticas sobre currículo que, com base na perspectiva aqui adotada, evidenciam expansões, fraturas e aberturas nos quadros convencionalmente produzidos no campo do currículo no Brasil. Argumento que nos mapas montados por essas pesquisas existe uma criação: o currículo pós-crítico, que chamo aqui de currículo-mapa. Mostro, então, o esboço desse mapa, as linhas que foram traçadas e a potencialidade do currículo-mapa criado pelos/as pesquisadores/as do campo curricular brasileiro. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005/13287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 1 (2005) Educação & Realidade; v. 30 n. 1 (2005) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984798240768 |