Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527 |
Resumo: | Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar. |
id |
UFRGS-9_3a51ecdcba8a9534efaac0400b3ffd43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9527 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O GloboRepresentações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo.Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar. FACED - UFRGS2009-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 3 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 3 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527/6721Maurício, Lúcia Vellosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-12-11T20:03:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/9527Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-12-11T20:03:06Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
title |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
spellingShingle |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo Maurício, Lúcia Velloso Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo. |
title_short |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
title_full |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
title_fullStr |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
title_full_unstemmed |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
title_sort |
Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo |
author |
Maurício, Lúcia Velloso |
author_facet |
Maurício, Lúcia Velloso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maurício, Lúcia Velloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo. |
topic |
Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo. |
description |
Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527/6721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 3 (2009) Educação & Realidade; v. 34 n. 3 (2009) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984062140416 |