Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919 |
Resumo: | Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12). |
id |
UFRGS-9_3b57d629de293d7939186676f810f61c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25919 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do ConceitogeofilosofiaDeleuzeGuattaripedagogia do conceito.Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).FACED - UFRGS2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919/15187Peters, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:33:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/25919Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:33:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
title |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
spellingShingle |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito Peters, Michael geofilosofia Deleuze Guattari pedagogia do conceito. |
title_short |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
title_full |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
title_fullStr |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
title_full_unstemmed |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
title_sort |
Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito |
author |
Peters, Michael |
author_facet |
Peters, Michael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peters, Michael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geofilosofia Deleuze Guattari pedagogia do conceito. |
topic |
geofilosofia Deleuze Guattari pedagogia do conceito. |
description |
Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12). |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919/15187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002) Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984888418304 |