Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peters, Michael
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919
Resumo: Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).
id UFRGS-9_3b57d629de293d7939186676f810f61c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25919
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Geofilosofia, Educação e Pedagogia do ConceitogeofilosofiaDeleuzeGuattaripedagogia do conceito.Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).FACED - UFRGS2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919/15187Peters, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:33:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/25919Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:33:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
title Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
spellingShingle Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
Peters, Michael
geofilosofia
Deleuze
Guattari
pedagogia do conceito.
title_short Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
title_full Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
title_fullStr Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
title_full_unstemmed Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
title_sort Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito
author Peters, Michael
author_facet Peters, Michael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peters, Michael
dc.subject.por.fl_str_mv geofilosofia
Deleuze
Guattari
pedagogia do conceito.
topic geofilosofia
Deleuze
Guattari
pedagogia do conceito.
description Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919/15187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)
Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984888418304