As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, José Licínio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pavan, Ruth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956
Resumo: O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.
id UFRGS-9_3d61ef18342ae709230fc1315b82bce0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/16956
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidadesEpistemologia. Identidade. Diferença. Estudos Curriculares.O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.FACED - UFRGS2011-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956/12913Backes, José LicínioPavan, Ruthinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/16956Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
title As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
spellingShingle As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
Backes, José Licínio
Epistemologia. Identidade. Diferença. Estudos Curriculares.
title_short As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
title_full As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
title_fullStr As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
title_full_unstemmed As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
title_sort As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades
author Backes, José Licínio
author_facet Backes, José Licínio
Pavan, Ruth
author_role author
author2 Pavan, Ruth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, José Licínio
Pavan, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia. Identidade. Diferença. Estudos Curriculares.
topic Epistemologia. Identidade. Diferença. Estudos Curriculares.
description O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956/12913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984428093440