Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106 |
Resumo: | Considerando um cenário de transformações do e no ensino superior e de intensificação do trabalho docente, este artigo apresenta uma discussão sobre a gestão acadêmica no quotidiano do professor universitário, relacionada com o ensino, a investigação e a extensão. Discutimos as experiências de 23 professores universitários, do Brasil e de Portugal, a partir de entrevistas de tipo biográfico. Entre aspectos positivos da gestão está a possibilidade de uma participação democrática nas decisões da universidade e de uma visão clara da estrutura e do funcionamento do ensino superior, enquanto alguns aspectos negativos reforçam a aproximação da gestão com atividades burocráticas e administrativas, gerando desvalorização e desprestígio da dimensão. |
id |
UFRGS-9_64974e3a8675135d0efa4c305f0ab419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/74106 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência UniversitáriaDocência UniversitáriaGestão AcadêmicaTrabalho DocenteNarrativasConsiderando um cenário de transformações do e no ensino superior e de intensificação do trabalho docente, este artigo apresenta uma discussão sobre a gestão acadêmica no quotidiano do professor universitário, relacionada com o ensino, a investigação e a extensão. Discutimos as experiências de 23 professores universitários, do Brasil e de Portugal, a partir de entrevistas de tipo biográfico. Entre aspectos positivos da gestão está a possibilidade de uma participação democrática nas decisões da universidade e de uma visão clara da estrutura e do funcionamento do ensino superior, enquanto alguns aspectos negativos reforçam a aproximação da gestão com atividades burocráticas e administrativas, gerando desvalorização e desprestígio da dimensão.FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106/48452https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106/48453Copyright (c) 2018 Carolina da Costa Santos, Fátima Pereira, Amélia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carolina da CostaPereira, FátimaLopes, Amélia2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74106Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
title |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
spellingShingle |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária Santos, Carolina da Costa Docência Universitária Gestão Acadêmica Trabalho Docente Narrativas |
title_short |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
title_full |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
title_fullStr |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
title_full_unstemmed |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
title_sort |
Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária |
author |
Santos, Carolina da Costa |
author_facet |
Santos, Carolina da Costa Pereira, Fátima Lopes, Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Fátima Lopes, Amélia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carolina da Costa Pereira, Fátima Lopes, Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Universitária Gestão Acadêmica Trabalho Docente Narrativas |
topic |
Docência Universitária Gestão Acadêmica Trabalho Docente Narrativas |
description |
Considerando um cenário de transformações do e no ensino superior e de intensificação do trabalho docente, este artigo apresenta uma discussão sobre a gestão acadêmica no quotidiano do professor universitário, relacionada com o ensino, a investigação e a extensão. Discutimos as experiências de 23 professores universitários, do Brasil e de Portugal, a partir de entrevistas de tipo biográfico. Entre aspectos positivos da gestão está a possibilidade de uma participação democrática nas decisões da universidade e de uma visão clara da estrutura e do funcionamento do ensino superior, enquanto alguns aspectos negativos reforçam a aproximação da gestão com atividades burocráticas e administrativas, gerando desvalorização e desprestígio da dimensão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106/48452 https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106/48453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Carolina da Costa Santos, Fátima Pereira, Amélia Lopes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Carolina da Costa Santos, Fátima Pereira, Amélia Lopes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987746836480 |