O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tutiaux-Guillon, Nicole
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15162
Resumo: A cultura popular francesa contribui enormemente para a história. Em contrapartida, a didática da história – em seu sentido francês – é um tanto marginal, mesmo que tenha se desenvolvido fortemente desde a década de oitenta, em um contexto caracterizado por mudanças na sociedade e na escola, assim como na historiografia. A didática da história tem estudado os conteúdos, os objetivos e as práticas do ensino e do aprendizado da história, se apoiando em referências da epistemologia, ciências educacionais, psicologia, história da educação, etc., mas construindo suas próprias abordagens teóricas. Entretanto, a didática da história é pouco institucionalizada, não tem lugar na formação de professores e seus resultados são completamente reconstruídos quando transportados para a cultura profissional. Mesmo que sua influência no ensino seja parca – o ensino nas escolas secundárias teve poucas mudanças nas últimas décadas a didática da história francesa mostra dinamismo e profundidade teórica. 
id UFRGS-9_6e6064c5d662c9ff2ef19b1f0b616404
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/15162
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incertaCultura Histórica. Didática da História. Aprendizagem da História. Cultura Profissional.A cultura popular francesa contribui enormemente para a história. Em contrapartida, a didática da história – em seu sentido francês – é um tanto marginal, mesmo que tenha se desenvolvido fortemente desde a década de oitenta, em um contexto caracterizado por mudanças na sociedade e na escola, assim como na historiografia. A didática da história tem estudado os conteúdos, os objetivos e as práticas do ensino e do aprendizado da história, se apoiando em referências da epistemologia, ciências educacionais, psicologia, história da educação, etc., mas construindo suas próprias abordagens teóricas. Entretanto, a didática da história é pouco institucionalizada, não tem lugar na formação de professores e seus resultados são completamente reconstruídos quando transportados para a cultura profissional. Mesmo que sua influência no ensino seja parca – o ensino nas escolas secundárias teve poucas mudanças nas últimas décadas a didática da história francesa mostra dinamismo e profundidade teórica. FACED - UFRGS2011-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15162Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15162/11578Tutiaux-Guillon, Nicoleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-22T14:25:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/15162Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-04-22T14:25:01Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
title O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
spellingShingle O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
Tutiaux-Guillon, Nicole
Cultura Histórica. Didática da História. Aprendizagem da História. Cultura Profissional.
title_short O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
title_full O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
title_fullStr O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
title_full_unstemmed O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
title_sort O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta
author Tutiaux-Guillon, Nicole
author_facet Tutiaux-Guillon, Nicole
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tutiaux-Guillon, Nicole
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Histórica. Didática da História. Aprendizagem da História. Cultura Profissional.
topic Cultura Histórica. Didática da História. Aprendizagem da História. Cultura Profissional.
description A cultura popular francesa contribui enormemente para a história. Em contrapartida, a didática da história – em seu sentido francês – é um tanto marginal, mesmo que tenha se desenvolvido fortemente desde a década de oitenta, em um contexto caracterizado por mudanças na sociedade e na escola, assim como na historiografia. A didática da história tem estudado os conteúdos, os objetivos e as práticas do ensino e do aprendizado da história, se apoiando em referências da epistemologia, ciências educacionais, psicologia, história da educação, etc., mas construindo suas próprias abordagens teóricas. Entretanto, a didática da história é pouco institucionalizada, não tem lugar na formação de professores e seus resultados são completamente reconstruídos quando transportados para a cultura profissional. Mesmo que sua influência no ensino seja parca – o ensino nas escolas secundárias teve poucas mudanças nas últimas décadas a didática da história francesa mostra dinamismo e profundidade teórica. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15162
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15162/11578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984412364800