Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais. |
id |
UFRGS-9_809bb0c40bbb3f96ecaeae2105776dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/15076 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência históricaEnsino de História. Metodologia da Pesquisa. Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica.Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais.FACED - UFRGS2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076/11516Cerri, Luis Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-22T14:25:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/15076Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-04-22T14:25:01Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
title |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
spellingShingle |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica Cerri, Luis Fernando Ensino de História. Metodologia da Pesquisa. Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica. |
title_short |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
title_full |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
title_fullStr |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
title_full_unstemmed |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
title_sort |
Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica |
author |
Cerri, Luis Fernando |
author_facet |
Cerri, Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerri, Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. Metodologia da Pesquisa. Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica. |
topic |
Ensino de História. Metodologia da Pesquisa. Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica. |
description |
Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076/11516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011) Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984143929344 |