Cultura Teuto-Brasileiro-Evangélica no Rio Grande do Sul: articulando gênero com raça, classe, nação e religião
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48690 |
Resumo: | Discuto, aqui, os modos pelos quais gênero se articulou comraça,nacionalidade, religião e classe social nas representações acerca da culturateuto-brasileiro-evangélica,no Rio Grande do Sul, na primeira metade doséculo XX. Fundamentando-me nos campos dosEstudos Feministas e dos Estudos Culturais analisei publicações, veiculadas no período de 1900 a1940, peloJ ornal Deutsche Post, pelo almanaque Kalender fUr die Deutschen in Brasiliene pelo periódicoAllgemeine Lehrerzeitung fOr Rio Grande do Sul. Estaanálise permitiu delinear diferentes discursosque se articularam noprocesso de produção de uma cultura em que representações específicasdemasculinidade e feminilidade delimitaram os modos de funcionamento deinstituições sociais, asrelações do grupo com a Nação Alemã e o EstadoBrasileiro, o processo de produção econômica e o detrabalho, as relaçõesfamiliares, afetivas e sexuais vigentes, bem como as relações do grupo comoutrosgrupos sócio-culturais, posicionando-o de modo diverso no contextogaúcho e brasileiro da época. |
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Cultura Teuto-Brasileiro-Evangélica no Rio Grande do Sul: articulando gênero com raça, classe, nação e religiãoEstudos de Gênero. Estudos Culturais. Cultura. Representação. Identidade Cultural.Discuto, aqui, os modos pelos quais gênero se articulou comraça,nacionalidade, religião e classe social nas representações acerca da culturateuto-brasileiro-evangélica,no Rio Grande do Sul, na primeira metade doséculo XX. Fundamentando-me nos campos dosEstudos Feministas e dos Estudos Culturais analisei publicações, veiculadas no período de 1900 a1940, peloJ ornal Deutsche Post, pelo almanaque Kalender fUr die Deutschen in Brasiliene pelo periódicoAllgemeine Lehrerzeitung fOr Rio Grande do Sul. Estaanálise permitiu delinear diferentes discursosque se articularam noprocesso de produção de uma cultura em que representações específicasdemasculinidade e feminilidade delimitaram os modos de funcionamento deinstituições sociais, asrelações do grupo com a Nação Alemã e o EstadoBrasileiro, o processo de produção econômica e o detrabalho, as relaçõesfamiliares, afetivas e sexuais vigentes, bem como as relações do grupo comoutrosgrupos sócio-culturais, posicionando-o de modo diverso no contextogaúcho e brasileiro da época.FACED - UFRGS2014-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48690Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 25 No. 1 (2000)Educação & Realidade; v. 25 n. 1 (2000)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48690/30341Meyer, Dagmar E. Estermanninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-10T18:08:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/48690Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2014-10-10T18:08:38Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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