Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Daniela de Souza Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guizzo, Bianca Salazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133
Resumo: O presente ensaio tem como propósitos principais: 1) apresentar como ocorreu a expansão da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, de viés pós-estruturalista, como também apresentar o modo como ele se vincula ao campo da educação e como se apresentam profícuas algumas problematizações a respeito de diferentes culturas; 2) discutir a potencialidade e a produtividade da referida perspectiva para investigações desenvolvidas no campo da educação. Para tanto, apresentam-se alguns conceitos centrais e potentes utilizados nesta perspectiva, quais sejam: Cultura, Pedagogia Cultural, Identidade, Diferença e Representação. A partir da apresentação e da discussão desses conceitos argumenta-se que a perspectiva teórica dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação convocam-nos a questionamentos e, consequentemente, a possíveis rupturas, tensionamentos e problematizações de aspectos que se tomavam como fixos, que se representavam como terrenos seguros e confortáveis no campo das teorias e das práticas educacionais.
id METO-3_8be4abbeb1b698fd2d700fab93e8d633
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4133
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debateEstudos Culturais; Pedagogia Cultural; Identidade; Diferença; RepresentaçãoO presente ensaio tem como propósitos principais: 1) apresentar como ocorreu a expansão da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, de viés pós-estruturalista, como também apresentar o modo como ele se vincula ao campo da educação e como se apresentam profícuas algumas problematizações a respeito de diferentes culturas; 2) discutir a potencialidade e a produtividade da referida perspectiva para investigações desenvolvidas no campo da educação. Para tanto, apresentam-se alguns conceitos centrais e potentes utilizados nesta perspectiva, quais sejam: Cultura, Pedagogia Cultural, Identidade, Diferença e Representação. A partir da apresentação e da discussão desses conceitos argumenta-se que a perspectiva teórica dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação convocam-nos a questionamentos e, consequentemente, a possíveis rupturas, tensionamentos e problematizações de aspectos que se tomavam como fixos, que se representavam como terrenos seguros e confortáveis no campo das teorias e das práticas educacionais.Universidade Metodista de PiracicabaCAPES e CNPqde Souza, Daniela de Souza DiasGuizzo, Bianca Salazar2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/413310.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p243-257Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 243-2572238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133/2363Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4133Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
title Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
spellingShingle Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
de Souza, Daniela de Souza Dias
Estudos Culturais; Pedagogia Cultural; Identidade; Diferença; Representação
title_short Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
title_full Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
title_fullStr Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
title_full_unstemmed Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
title_sort Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
author de Souza, Daniela de Souza Dias
author_facet de Souza, Daniela de Souza Dias
Guizzo, Bianca Salazar
author_role author
author2 Guizzo, Bianca Salazar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES e CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Daniela de Souza Dias
Guizzo, Bianca Salazar
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Culturais; Pedagogia Cultural; Identidade; Diferença; Representação
topic Estudos Culturais; Pedagogia Cultural; Identidade; Diferença; Representação
description O presente ensaio tem como propósitos principais: 1) apresentar como ocorreu a expansão da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, de viés pós-estruturalista, como também apresentar o modo como ele se vincula ao campo da educação e como se apresentam profícuas algumas problematizações a respeito de diferentes culturas; 2) discutir a potencialidade e a produtividade da referida perspectiva para investigações desenvolvidas no campo da educação. Para tanto, apresentam-se alguns conceitos centrais e potentes utilizados nesta perspectiva, quais sejam: Cultura, Pedagogia Cultural, Identidade, Diferença e Representação. A partir da apresentação e da discussão desses conceitos argumenta-se que a perspectiva teórica dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação convocam-nos a questionamentos e, consequentemente, a possíveis rupturas, tensionamentos e problematizações de aspectos que se tomavam como fixos, que se representavam como terrenos seguros e confortáveis no campo das teorias e das práticas educacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p243-257
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p243-257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133/2363
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 243-257
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020434845696