O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Weinmann, Amadeu
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662
Resumo: O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência.
id UFRGS-9_8c6ec48ce3a7cd9b92c140b164fffe78
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25662
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da EducaçãoAcontecimentoproblematizaçãoatualidadedispositivo educacionalhistória da educação.O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência.FACED - UFRGS2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662/14992de Oliveira Weinmann, Amadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:26:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/25662Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:26:34Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
title O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
spellingShingle O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
de Oliveira Weinmann, Amadeu
Acontecimento
problematização
atualidade
dispositivo educacional
história da educação.
title_short O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
title_full O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
title_fullStr O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
title_full_unstemmed O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
title_sort O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
author de Oliveira Weinmann, Amadeu
author_facet de Oliveira Weinmann, Amadeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Weinmann, Amadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Acontecimento
problematização
atualidade
dispositivo educacional
história da educação.
topic Acontecimento
problematização
atualidade
dispositivo educacional
história da educação.
description O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662/14992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)
Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984876883968