O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662 |
Resumo: | O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência. |
id |
UFRGS-9_8c6ec48ce3a7cd9b92c140b164fffe78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25662 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da EducaçãoAcontecimentoproblematizaçãoatualidadedispositivo educacionalhistória da educação.O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência.FACED - UFRGS2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662/14992de Oliveira Weinmann, Amadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:26:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/25662Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:26:34Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
title |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
spellingShingle |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação de Oliveira Weinmann, Amadeu Acontecimento problematização atualidade dispositivo educacional história da educação. |
title_short |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
title_full |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
title_fullStr |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
title_full_unstemmed |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
title_sort |
O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação |
author |
de Oliveira Weinmann, Amadeu |
author_facet |
de Oliveira Weinmann, Amadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Weinmann, Amadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acontecimento problematização atualidade dispositivo educacional história da educação. |
topic |
Acontecimento problematização atualidade dispositivo educacional história da educação. |
description |
O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662/14992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003) Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984876883968 |