Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Patricia Margarida Farias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Marcos Rogério Martins, Mattar Neto, João Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528
Resumo: São debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo.
id UFRGS-9_b629036ea907d85dbcfd119bd0ac829f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/74528
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitaisEducaçãoSemióticaSaber DigitalNativo DigitalImigrante DigitalSão debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo.FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528/48458Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Patricia Margarida FariasCosta, Marcos Rogério MartinsMattar Neto, João Augusto2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74528Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
title Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
spellingShingle Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
Coelho, Patricia Margarida Farias
Educação
Semiótica
Saber Digital
Nativo Digital
Imigrante Digital
title_short Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
title_full Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
title_fullStr Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
title_full_unstemmed Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
title_sort Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
author Coelho, Patricia Margarida Farias
author_facet Coelho, Patricia Margarida Farias
Costa, Marcos Rogério Martins
Mattar Neto, João Augusto
author_role author
author2 Costa, Marcos Rogério Martins
Mattar Neto, João Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Patricia Margarida Farias
Costa, Marcos Rogério Martins
Mattar Neto, João Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Semiótica
Saber Digital
Nativo Digital
Imigrante Digital
topic Educação
Semiótica
Saber Digital
Nativo Digital
Imigrante Digital
description São debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528/48458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)
Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766987756273664