Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528 |
Resumo: | São debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo. |
id |
UFRGS-9_b629036ea907d85dbcfd119bd0ac829f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/74528 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitaisEducaçãoSemióticaSaber DigitalNativo DigitalImigrante DigitalSão debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo.FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528/48458Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Patricia Margarida FariasCosta, Marcos Rogério MartinsMattar Neto, João Augusto2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74528Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
title |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
spellingShingle |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais Coelho, Patricia Margarida Farias Educação Semiótica Saber Digital Nativo Digital Imigrante Digital |
title_short |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
title_full |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
title_fullStr |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
title_full_unstemmed |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
title_sort |
Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais |
author |
Coelho, Patricia Margarida Farias |
author_facet |
Coelho, Patricia Margarida Farias Costa, Marcos Rogério Martins Mattar Neto, João Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marcos Rogério Martins Mattar Neto, João Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Patricia Margarida Farias Costa, Marcos Rogério Martins Mattar Neto, João Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Semiótica Saber Digital Nativo Digital Imigrante Digital |
topic |
Educação Semiótica Saber Digital Nativo Digital Imigrante Digital |
description |
São debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74528/48458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987756273664 |