Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Paulo Padilla
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977
Resumo: Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas
id UFRGS-9_be1f65c7a2cd8e7c8e14bb9c9668744e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22977
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de ProfessoresPsicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores.Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suasFACED - UFRGS2011-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977/13261Petry, Paulo Padillainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:45:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/22977Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:45:08Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
title Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
spellingShingle Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
Petry, Paulo Padilla
Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores.
title_short Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
title_full Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
title_fullStr Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
title_full_unstemmed Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
title_sort Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
author Petry, Paulo Padilla
author_facet Petry, Paulo Padilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Paulo Padilla
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores.
topic Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores.
description Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977/13261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)
Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984786706432