Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977 |
Resumo: | Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas |
id |
UFRGS-9_be1f65c7a2cd8e7c8e14bb9c9668744e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/22977 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de ProfessoresPsicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores.Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suasFACED - UFRGS2011-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977/13261Petry, Paulo Padillainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:45:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/22977Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:45:08Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
title |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
spellingShingle |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores Petry, Paulo Padilla Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores. |
title_short |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
title_full |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
title_fullStr |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
title_sort |
Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores |
author |
Petry, Paulo Padilla |
author_facet |
Petry, Paulo Padilla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry, Paulo Padilla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores. |
topic |
Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores. |
description |
Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977/13261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006) Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984786706432 |