Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque, Simone Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073
Resumo: O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelascrianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender comoalguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana doMunicípio de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação dascrianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a umaobrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse,junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelosexistentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famíliase as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelasfamílias.
id UFRGS-9_c3b2049dc4fd71b0ab02d54f5521712f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/13073
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicasEducação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas.O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelascrianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender comoalguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana doMunicípio de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação dascrianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a umaobrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse,junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelosexistentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famíliase as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelasfamílias. FACED - UFRGS2010-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073/10273de Albuquerque, Simone Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/13073Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
title Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
spellingShingle Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
de Albuquerque, Simone Santos
Educação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas.
title_short Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
title_full Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
title_fullStr Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
title_full_unstemmed Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
title_sort Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
author de Albuquerque, Simone Santos
author_facet de Albuquerque, Simone Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Albuquerque, Simone Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas.
topic Educação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas.
description O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelascrianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender comoalguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana doMunicípio de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação dascrianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a umaobrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse,junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelosexistentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famíliase as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelasfamílias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073/10273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984116666369