Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073 |
Resumo: | O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelascrianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender comoalguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana doMunicípio de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação dascrianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a umaobrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse,junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelosexistentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famíliase as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelasfamílias. |
id |
UFRGS-9_c3b2049dc4fd71b0ab02d54f5521712f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/13073 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicasEducação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas.O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelascrianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender comoalguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana doMunicípio de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação dascrianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a umaobrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse,junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelosexistentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famíliase as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelasfamílias. FACED - UFRGS2010-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073/10273de Albuquerque, Simone Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/13073Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
title |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
spellingShingle |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas de Albuquerque, Simone Santos Educação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas. |
title_short |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
title_full |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
title_fullStr |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
title_full_unstemmed |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
title_sort |
Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar as políticas públicas |
author |
de Albuquerque, Simone Santos |
author_facet |
de Albuquerque, Simone Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Albuquerque, Simone Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas. |
topic |
Educação Infantil. Contexto Familiar. Políticas Públicas. |
description |
O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelascrianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender comoalguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana doMunicípio de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação dascrianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a umaobrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse,junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelosexistentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famíliase as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelasfamílias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13073/10273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010) Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984116666369 |