Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021 |
Resumo: | RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores. |
id |
UFRGS-9_c62f94a3d4ec71385f7a9be11d00bca3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/11021 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do SulEducação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes.RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021/7195Franzoi, Naira LisboaHypolito, Alvaro MoreiraFischer, Maria ClaraDel Pino, Maurodos Santos, Simone Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11021Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul Franzoi, Naira Lisboa Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes. |
title_short |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_full |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
author |
Franzoi, Naira Lisboa |
author_facet |
Franzoi, Naira Lisboa Hypolito, Alvaro Moreira Fischer, Maria Clara Del Pino, Mauro dos Santos, Simone Valdete |
author_role |
author |
author2 |
Hypolito, Alvaro Moreira Fischer, Maria Clara Del Pino, Mauro dos Santos, Simone Valdete |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzoi, Naira Lisboa Hypolito, Alvaro Moreira Fischer, Maria Clara Del Pino, Mauro dos Santos, Simone Valdete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes. |
description |
RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021/7195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010) Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984071577600 |