Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoi, Naira Lisboa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hypolito, Alvaro Moreira, Fischer, Maria Clara, Del Pino, Mauro, dos Santos, Simone Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021
Resumo: RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.
id UFRGS-9_c62f94a3d4ec71385f7a9be11d00bca3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11021
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do SulEducação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes.RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021/7195Franzoi, Naira LisboaHypolito, Alvaro MoreiraFischer, Maria ClaraDel Pino, Maurodos Santos, Simone Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11021Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
spellingShingle Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
Franzoi, Naira Lisboa
Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes.
title_short Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_full Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_fullStr Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_sort Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
author Franzoi, Naira Lisboa
author_facet Franzoi, Naira Lisboa
Hypolito, Alvaro Moreira
Fischer, Maria Clara
Del Pino, Mauro
dos Santos, Simone Valdete
author_role author
author2 Hypolito, Alvaro Moreira
Fischer, Maria Clara
Del Pino, Mauro
dos Santos, Simone Valdete
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoi, Naira Lisboa
Hypolito, Alvaro Moreira
Fischer, Maria Clara
Del Pino, Mauro
dos Santos, Simone Valdete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes.
topic Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes.
description RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021/7195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984071577600