A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lajonquiere, Leandro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973
Resumo: Parece que as crianças se comportam de forma diferente de outros tempos. Tratar-se-ia de novas produções subjetivas, ora bem-vindas, ora indesejáveis. Assim, impera, no campo pedagógico e psicológico, a idéia de que a educação deve se adequar a essa nova forma de ser das crianças, como conseqüência do desaparecimento da infância inventada pela modernidade. No entanto, os estudos em Psicanálise e Educação (tributários da noção de o infantil) possibilitam operar um deslocamento nesse raciocínio viciado por certo naturalismo e, dessa forma, considerar o retorno inevitável e disruptivo de um resto de produção discursiva da infância no devir da história.
id UFRGS-9_ce454e733fe742d16e3a7b76f51f28f2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22973
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da InfânciaInfância. Infantil. Psicanálise. Educação.Parece que as crianças se comportam de forma diferente de outros tempos. Tratar-se-ia de novas produções subjetivas, ora bem-vindas, ora indesejáveis. Assim, impera, no campo pedagógico e psicológico, a idéia de que a educação deve se adequar a essa nova forma de ser das crianças, como conseqüência do desaparecimento da infância inventada pela modernidade. No entanto, os estudos em Psicanálise e Educação (tributários da noção de o infantil) possibilitam operar um deslocamento nesse raciocínio viciado por certo naturalismo e, dessa forma, considerar o retorno inevitável e disruptivo de um resto de produção discursiva da infância no devir da história.FACED - UFRGS2011-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973/13258Lajonquiere, Leandro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:38:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/22973Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:38:45Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
title A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
spellingShingle A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
Lajonquiere, Leandro de
Infância. Infantil. Psicanálise. Educação.
title_short A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
title_full A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
title_fullStr A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
title_full_unstemmed A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
title_sort A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância
author Lajonquiere, Leandro de
author_facet Lajonquiere, Leandro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lajonquiere, Leandro de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Infantil. Psicanálise. Educação.
topic Infância. Infantil. Psicanálise. Educação.
description Parece que as crianças se comportam de forma diferente de outros tempos. Tratar-se-ia de novas produções subjetivas, ora bem-vindas, ora indesejáveis. Assim, impera, no campo pedagógico e psicológico, a idéia de que a educação deve se adequar a essa nova forma de ser das crianças, como conseqüência do desaparecimento da infância inventada pela modernidade. No entanto, os estudos em Psicanálise e Educação (tributários da noção de o infantil) possibilitam operar um deslocamento nesse raciocínio viciado por certo naturalismo e, dessa forma, considerar o retorno inevitável e disruptivo de um resto de produção discursiva da infância no devir da história.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973/13258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)
Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984529805312