Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393 |
Resumo: | O artigo, inicialmente, apresenta a distância existente entre os desejos, as propostas de inovação educacional e a realidade das instituições educativas, situando as bibliotecas escolares como centros de recursos e documentaçãono sistema educativo espanhol. De forma mais detalhada é apresentada a relação da biblioteca escolar com mudanças, possibilidades, obstáculos, resistências e estratégias implicadas nas culturas escolares das quais fazem parte os políticos e gestores da educação, as famílias e os professores. Por fim, o artigo traz reflexões sobre a formação do professor apontando a atenção que deve ser dada às novas alfabetizações e à cultura escrita, tendo em vista que o professor é elemento-chave para a concretização de inovações e mudanças nas culturas escolares. |
id |
UFRGS-9_da2d6c46e7db3932cee268a707cc5040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25393 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesoresbibliotecas escolarescultura escolarformação de professores.O artigo, inicialmente, apresenta a distância existente entre os desejos, as propostas de inovação educacional e a realidade das instituições educativas, situando as bibliotecas escolares como centros de recursos e documentaçãono sistema educativo espanhol. De forma mais detalhada é apresentada a relação da biblioteca escolar com mudanças, possibilidades, obstáculos, resistências e estratégias implicadas nas culturas escolares das quais fazem parte os políticos e gestores da educação, as famílias e os professores. Por fim, o artigo traz reflexões sobre a formação do professor apontando a atenção que deve ser dada às novas alfabetizações e à cultura escrita, tendo em vista que o professor é elemento-chave para a concretização de inovações e mudanças nas culturas escolares.FACED - UFRGS2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393/14728Viñao, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T14:01:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/25393Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T14:01:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
title |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
spellingShingle |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores Viñao, Antonio bibliotecas escolares cultura escolar formação de professores. |
title_short |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
title_full |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
title_fullStr |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
title_sort |
Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores |
author |
Viñao, Antonio |
author_facet |
Viñao, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viñao, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bibliotecas escolares cultura escolar formação de professores. |
topic |
bibliotecas escolares cultura escolar formação de professores. |
description |
O artigo, inicialmente, apresenta a distância existente entre os desejos, as propostas de inovação educacional e a realidade das instituições educativas, situando as bibliotecas escolares como centros de recursos e documentaçãono sistema educativo espanhol. De forma mais detalhada é apresentada a relação da biblioteca escolar com mudanças, possibilidades, obstáculos, resistências e estratégias implicadas nas culturas escolares das quais fazem parte os políticos e gestores da educação, as famílias e os professores. Por fim, o artigo traz reflexões sobre a formação do professor apontando a atenção que deve ser dada às novas alfabetizações e à cultura escrita, tendo em vista que o professor é elemento-chave para a concretização de inovações e mudanças nas culturas escolares. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393/14728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004) Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984832843776 |