Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006 |
Resumo: | A proposta do presente artigo é trazer a possibilidade de uma língua-objeto no discurso publicitário como modo de apreender e discutir as consequências atuais da incidência do discurso do capitalismo sobre a subjetividade. Situando-nos em relação ao que podemos apontar como uma alteração histórica da relação do sujeito com a língua e com o Outro, propomos, sob o termo "língua-objeto", que a cadeia de significantes foi transfigurada em cadeia de objetos de consumo. Essa alteração se dá a ver pela existência de uma cultura que enaltece, dá abrigo ao eu dos sujeitos e não à singularidade do desejo, numa promoção social do gozo autoerótico e mercadológico, estritamente correlatos. |
id |
UFRJ-11_a9fb63448211e6c797162bf7fa6e6c48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-14982013000200006 |
network_acronym_str |
UFRJ-11 |
network_name_str |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumoGozoconsumopublicidadeobjeto asujeito do capitalismoA proposta do presente artigo é trazer a possibilidade de uma língua-objeto no discurso publicitário como modo de apreender e discutir as consequências atuais da incidência do discurso do capitalismo sobre a subjetividade. Situando-nos em relação ao que podemos apontar como uma alteração histórica da relação do sujeito com a língua e com o Outro, propomos, sob o termo "língua-objeto", que a cadeia de significantes foi transfigurada em cadeia de objetos de consumo. Essa alteração se dá a ver pela existência de uma cultura que enaltece, dá abrigo ao eu dos sujeitos e não à singularidade do desejo, numa promoção social do gozo autoerótico e mercadológico, estritamente correlatos.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.16 n.2 2013reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1516-14982013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessSarti,Milena MariaTfouni,Leda Verdianipor2014-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982013000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2014-02-06T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
title |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
spellingShingle |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo Sarti,Milena Maria Gozo consumo publicidade objeto a sujeito do capitalismo |
title_short |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
title_full |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
title_fullStr |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
title_full_unstemmed |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
title_sort |
Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo |
author |
Sarti,Milena Maria |
author_facet |
Sarti,Milena Maria Tfouni,Leda Verdiani |
author_role |
author |
author2 |
Tfouni,Leda Verdiani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarti,Milena Maria Tfouni,Leda Verdiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gozo consumo publicidade objeto a sujeito do capitalismo |
topic |
Gozo consumo publicidade objeto a sujeito do capitalismo |
description |
A proposta do presente artigo é trazer a possibilidade de uma língua-objeto no discurso publicitário como modo de apreender e discutir as consequências atuais da incidência do discurso do capitalismo sobre a subjetividade. Situando-nos em relação ao que podemos apontar como uma alteração histórica da relação do sujeito com a língua e com o Outro, propomos, sob o termo "língua-objeto", que a cadeia de significantes foi transfigurada em cadeia de objetos de consumo. Essa alteração se dá a ver pela existência de uma cultura que enaltece, dá abrigo ao eu dos sujeitos e não à singularidade do desejo, numa promoção social do gozo autoerótico e mercadológico, estritamente correlatos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-14982013000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.16 n.2 2013 reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaagoraufrj@gmail.com |
_version_ |
1750128413638656000 |