Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarti,Milena Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tfouni,Leda Verdiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006
Resumo: A proposta do presente artigo é trazer a possibilidade de uma língua-objeto no discurso publicitário como modo de apreender e discutir as consequências atuais da incidência do discurso do capitalismo sobre a subjetividade. Situando-nos em relação ao que podemos apontar como uma alteração histórica da relação do sujeito com a língua e com o Outro, propomos, sob o termo "língua-objeto", que a cadeia de significantes foi transfigurada em cadeia de objetos de consumo. Essa alteração se dá a ver pela existência de uma cultura que enaltece, dá abrigo ao eu dos sujeitos e não à singularidade do desejo, numa promoção social do gozo autoerótico e mercadológico, estritamente correlatos.
id UFRJ-11_a9fb63448211e6c797162bf7fa6e6c48
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-14982013000200006
network_acronym_str UFRJ-11
network_name_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumoGozoconsumopublicidadeobjeto asujeito do capitalismoA proposta do presente artigo é trazer a possibilidade de uma língua-objeto no discurso publicitário como modo de apreender e discutir as consequências atuais da incidência do discurso do capitalismo sobre a subjetividade. Situando-nos em relação ao que podemos apontar como uma alteração histórica da relação do sujeito com a língua e com o Outro, propomos, sob o termo "língua-objeto", que a cadeia de significantes foi transfigurada em cadeia de objetos de consumo. Essa alteração se dá a ver pela existência de uma cultura que enaltece, dá abrigo ao eu dos sujeitos e não à singularidade do desejo, numa promoção social do gozo autoerótico e mercadológico, estritamente correlatos.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.16 n.2 2013reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1516-14982013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessSarti,Milena MariaTfouni,Leda Verdianipor2014-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982013000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2014-02-06T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
title Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
spellingShingle Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
Sarti,Milena Maria
Gozo
consumo
publicidade
objeto a
sujeito do capitalismo
title_short Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
title_full Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
title_fullStr Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
title_full_unstemmed Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
title_sort Por uma língua-objeto: o avesso do gozo na cultura de consumo
author Sarti,Milena Maria
author_facet Sarti,Milena Maria
Tfouni,Leda Verdiani
author_role author
author2 Tfouni,Leda Verdiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarti,Milena Maria
Tfouni,Leda Verdiani
dc.subject.por.fl_str_mv Gozo
consumo
publicidade
objeto a
sujeito do capitalismo
topic Gozo
consumo
publicidade
objeto a
sujeito do capitalismo
description A proposta do presente artigo é trazer a possibilidade de uma língua-objeto no discurso publicitário como modo de apreender e discutir as consequências atuais da incidência do discurso do capitalismo sobre a subjetividade. Situando-nos em relação ao que podemos apontar como uma alteração histórica da relação do sujeito com a língua e com o Outro, propomos, sob o termo "língua-objeto", que a cadeia de significantes foi transfigurada em cadeia de objetos de consumo. Essa alteração se dá a ver pela existência de uma cultura que enaltece, dá abrigo ao eu dos sujeitos e não à singularidade do desejo, numa promoção social do gozo autoerótico e mercadológico, estritamente correlatos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-14982013000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.16 n.2 2013
reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
collection Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaagoraufrj@gmail.com
_version_ 1750128413638656000