A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurski,Rose
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Strzykalski,Stéphanie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000300406
Resumo: RESUMO: Os atuais retratos encontrados no âmbito da saúde mental infanto-juvenil e da Educação convocam a Psicanálise a se (re)inventar a fim de estar em diferentes sítios. Nesse sentido, este artigo busca sustentar a noção do oficineiro/pesquisador-catador-de-restos, problematizando se é possível forjarmos um modo, nas bordas da Psicanálise, Educação e Cinema, que nos auxilie na reinvenção de dispositivos de escuta e intervenção com sujeitos que vivem as nuances da passagem adolescente.
id UFRJ-11_f4ef7b8eed9258f5f743260202bf93d8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-14982018000300406
network_acronym_str UFRJ-11
network_name_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOSdispositivos de escutaadolescência contemporâneacatador de restosmetodologiaRESUMO: Os atuais retratos encontrados no âmbito da saúde mental infanto-juvenil e da Educação convocam a Psicanálise a se (re)inventar a fim de estar em diferentes sítios. Nesse sentido, este artigo busca sustentar a noção do oficineiro/pesquisador-catador-de-restos, problematizando se é possível forjarmos um modo, nas bordas da Psicanálise, Educação e Cinema, que nos auxilie na reinvenção de dispositivos de escuta e intervenção com sujeitos que vivem as nuances da passagem adolescente.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000300406Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.21 n.3 2018reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/s1516-14982018003012info:eu-repo/semantics/openAccessGurski,RoseStrzykalski,Stéphaniepor2018-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982018000300406Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2018-09-12T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
title A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
spellingShingle A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
Gurski,Rose
dispositivos de escuta
adolescência contemporânea
catador de restos
metodologia
title_short A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
title_full A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
title_fullStr A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
title_full_unstemmed A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
title_sort A PESQUISA EM PSICANÁLISE E O “CATADOR DE RESTOS”: ENLACES METODOLÓGICOS
author Gurski,Rose
author_facet Gurski,Rose
Strzykalski,Stéphanie
author_role author
author2 Strzykalski,Stéphanie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurski,Rose
Strzykalski,Stéphanie
dc.subject.por.fl_str_mv dispositivos de escuta
adolescência contemporânea
catador de restos
metodologia
topic dispositivos de escuta
adolescência contemporânea
catador de restos
metodologia
description RESUMO: Os atuais retratos encontrados no âmbito da saúde mental infanto-juvenil e da Educação convocam a Psicanálise a se (re)inventar a fim de estar em diferentes sítios. Nesse sentido, este artigo busca sustentar a noção do oficineiro/pesquisador-catador-de-restos, problematizando se é possível forjarmos um modo, nas bordas da Psicanálise, Educação e Cinema, que nos auxilie na reinvenção de dispositivos de escuta e intervenção com sujeitos que vivem as nuances da passagem adolescente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000300406
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000300406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1516-14982018003012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.21 n.3 2018
reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
collection Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaagoraufrj@gmail.com
_version_ 1750128414243684352