Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/186 |
Resumo: | Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial darealidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por nãotomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz estaquestão para o panorama atual da cultura por meio de textos deFredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta DavidLynch. |
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