A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casadei, Eliza Bachega
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Kelly De Conti, Biernath, Carlos Alberto Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/451
Resumo: A obra do fotojornalista Domício Pinheiro está localizada em período de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição específicas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de Domício Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.
id UFRJ-12_624cd4de7189d002e23b6c5c440e5281
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/451
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivoFotojornalismo; Futebol; Domício Pinheiro; Composição.A obra do fotojornalista Domício Pinheiro está localizada em período de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição específicas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de Domício Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.LuminaCasadei, Eliza BachegaRodrigues, Kelly De ContiBiernath, Carlos Alberto Garcia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/451Lumina; v. 9, n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidadee-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/451/400Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
title A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
spellingShingle A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
Casadei, Eliza Bachega
Fotojornalismo; Futebol; Domício Pinheiro; Composição.
title_short A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
title_full A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
title_fullStr A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
title_full_unstemmed A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
title_sort A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
author Casadei, Eliza Bachega
author_facet Casadei, Eliza Bachega
Rodrigues, Kelly De Conti
Biernath, Carlos Alberto Garcia
author_role author
author2 Rodrigues, Kelly De Conti
Biernath, Carlos Alberto Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Casadei, Eliza Bachega
Rodrigues, Kelly De Conti
Biernath, Carlos Alberto Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotojornalismo; Futebol; Domício Pinheiro; Composição.
topic Fotojornalismo; Futebol; Domício Pinheiro; Composição.
dc.description.none.fl_txt_mv A obra do fotojornalista Domício Pinheiro está localizada em período de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição específicas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de Domício Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.
description A obra do fotojornalista Domício Pinheiro está localizada em período de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição específicas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de Domício Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/451
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/451/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 9, n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidade
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394386219008