A Virada Material dos Game Studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apperley, Thomas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Jayemane, Darshana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/721
Resumo: Este artigo discute que entre as aproximações crescentes aos game studies há uma re-imaginação crucial de jogos digitais em seus contextos materiais através de escalas e registros diferentes: a máquina, o corpo e as situações do jogo. Esta re-imaginação pode ser observada em uma série de abordagens: platform e software studies, que examinam a materialidade do código e / ou a infra-estrutura tecnológica através da qual esta é promulgada; estudos críticos do trabalho digital; estudos etnográficos detalhados que examinam as culturas dos mundos on-line e situam o jogo em relação às práticas cotidianas. O artigo se debruça sobre estas três vertentes, focando em como elas apontam para um aumento de sua importância para os game studies, proporcionando acesso a diferentes contextos e conectando a pesquisa de jogos digitais a questões interdisciplinares mais amplas.
id UFRJ-12_b674d2a07fa7886f881b69921fbae335
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/721
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling A Virada Material dos Game Studiestrabalho digital; etnografia; game studies; materialidade; platform studiesEste artigo discute que entre as aproximações crescentes aos game studies há uma re-imaginação crucial de jogos digitais em seus contextos materiais através de escalas e registros diferentes: a máquina, o corpo e as situações do jogo. Esta re-imaginação pode ser observada em uma série de abordagens: platform e software studies, que examinam a materialidade do código e / ou a infra-estrutura tecnológica através da qual esta é promulgada; estudos críticos do trabalho digital; estudos etnográficos detalhados que examinam as culturas dos mundos on-line e situam o jogo em relação às práticas cotidianas. O artigo se debruça sobre estas três vertentes, focando em como elas apontam para um aumento de sua importância para os game studies, proporcionando acesso a diferentes contextos e conectando a pesquisa de jogos digitais a questões interdisciplinares mais amplas.LuminaApperley, ThomasJayemane, Darshana2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/721Lumina; v. 11, n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporâneae-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/721/498Direitos autorais 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A Virada Material dos Game Studies
title A Virada Material dos Game Studies
spellingShingle A Virada Material dos Game Studies
Apperley, Thomas
trabalho digital; etnografia; game studies; materialidade; platform studies
title_short A Virada Material dos Game Studies
title_full A Virada Material dos Game Studies
title_fullStr A Virada Material dos Game Studies
title_full_unstemmed A Virada Material dos Game Studies
title_sort A Virada Material dos Game Studies
author Apperley, Thomas
author_facet Apperley, Thomas
Jayemane, Darshana
author_role author
author2 Jayemane, Darshana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Apperley, Thomas
Jayemane, Darshana
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho digital; etnografia; game studies; materialidade; platform studies
topic trabalho digital; etnografia; game studies; materialidade; platform studies
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo discute que entre as aproximações crescentes aos game studies há uma re-imaginação crucial de jogos digitais em seus contextos materiais através de escalas e registros diferentes: a máquina, o corpo e as situações do jogo. Esta re-imaginação pode ser observada em uma série de abordagens: platform e software studies, que examinam a materialidade do código e / ou a infra-estrutura tecnológica através da qual esta é promulgada; estudos críticos do trabalho digital; estudos etnográficos detalhados que examinam as culturas dos mundos on-line e situam o jogo em relação às práticas cotidianas. O artigo se debruça sobre estas três vertentes, focando em como elas apontam para um aumento de sua importância para os game studies, proporcionando acesso a diferentes contextos e conectando a pesquisa de jogos digitais a questões interdisciplinares mais amplas.
description Este artigo discute que entre as aproximações crescentes aos game studies há uma re-imaginação crucial de jogos digitais em seus contextos materiais através de escalas e registros diferentes: a máquina, o corpo e as situações do jogo. Esta re-imaginação pode ser observada em uma série de abordagens: platform e software studies, que examinam a materialidade do código e / ou a infra-estrutura tecnológica através da qual esta é promulgada; estudos críticos do trabalho digital; estudos etnográficos detalhados que examinam as culturas dos mundos on-line e situam o jogo em relação às práticas cotidianas. O artigo se debruça sobre estas três vertentes, focando em como elas apontam para um aumento de sua importância para os game studies, proporcionando acesso a diferentes contextos e conectando a pesquisa de jogos digitais a questões interdisciplinares mais amplas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/721
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/721/498
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 11, n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394042286080