A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/443 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar duas peças publicitárias do lubrificante para carros Veedol, da empresa norte americana Tidewater Petroleum, veiculadas no Brasil em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Partimos de uma possível ideologia de marketing de ‘causa’ que está presente em expedientes linguísticos, em imagens e no contexto histórico. Para isso, analisamos recursos argumentativos encontrados nas duas propagandas, tais como: fatores de textualidade, dêiticos, gráficos, dentre outros. |
id |
UFRJ-12_e22c5e016f282f7e53743822bb3ed179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/443 |
network_acronym_str |
UFRJ-12 |
network_name_str |
Revista Lumina |
spelling |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativosEste trabalho tem por objetivo analisar duas peças publicitárias do lubrificante para carros Veedol, da empresa norte americana Tidewater Petroleum, veiculadas no Brasil em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Partimos de uma possível ideologia de marketing de ‘causa’ que está presente em expedientes linguísticos, em imagens e no contexto histórico. Para isso, analisamos recursos argumentativos encontrados nas duas propagandas, tais como: fatores de textualidade, dêiticos, gráficos, dentre outros.LuminapublicidadeideologiaVeedol.Silva-Poreli, Greize Alves da2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/443Lumina; v. 10, n. 1 (2016)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/443/425Direitos autorais 2016 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:27:19Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
title |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
spellingShingle |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos Silva-Poreli, Greize Alves da |
title_short |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
title_full |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
title_fullStr |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
title_full_unstemmed |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
title_sort |
A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos |
author |
Silva-Poreli, Greize Alves da |
author_facet |
Silva-Poreli, Greize Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
publicidade ideologia Veedol. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva-Poreli, Greize Alves da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho tem por objetivo analisar duas peças publicitárias do lubrificante para carros Veedol, da empresa norte americana Tidewater Petroleum, veiculadas no Brasil em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Partimos de uma possível ideologia de marketing de ‘causa’ que está presente em expedientes linguísticos, em imagens e no contexto histórico. Para isso, analisamos recursos argumentativos encontrados nas duas propagandas, tais como: fatores de textualidade, dêiticos, gráficos, dentre outros. |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar duas peças publicitárias do lubrificante para carros Veedol, da empresa norte americana Tidewater Petroleum, veiculadas no Brasil em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Partimos de uma possível ideologia de marketing de ‘causa’ que está presente em expedientes linguísticos, em imagens e no contexto histórico. Para isso, analisamos recursos argumentativos encontrados nas duas propagandas, tais como: fatores de textualidade, dêiticos, gráficos, dentre outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/443 |
url |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/443/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 10, n. 1 (2016) e-1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro instacron:UFRJ |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1624478394727006208 |