Campanhas publicitárias para vestibular : um olhar argumentativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaiotto, Paulo Alexandre
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11400
Resumo: Resumo: Esta tese objetiva pesquisar os mecanismos argumentativos presentes em campanhas publicitárias para vestibular, de Instituições de Ensino Superior - IES públicas e privadas, com base nos estudos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual Identificaremos, nas propagandas, os recursos que permitem entender a argumentação inscrita na língua, por meio: a) do aspecto semântico das formas verbais; b) da subjetividade dêitica: dêixis pessoal, dêixis espacial e dêixis temporal; c) da manifestação do discurso relatado e de suas marcas; d) da intencionalidade do publicitário, ao considerar o conhecimento de mundo do destinatário da propaganda, contemplando a aceitabilidade de seu interlocutor Esta pesquisa ancora-se no fato de que, muitas vezes, nos deparamos com a linguagem publicitária, seja na mídia impressa ou não, utilizando-se de determinadas construções textuais para apresentar uma variedade de efeitos de sentido que se produzem com a escolha de uns termos em detrimento de outros Para a realização deste estudo foram obedecidas algumas fases, como a seleção teórica para a análise das peças publicitárias, pautada em Bakhtin (1992), Benveniste (1989 e 1995), Ducrot (1987) e Koch e Travaglia (199), a fim de responder aos objetivos estabelecidos; a escolha das propagandas impressas para divulgação de vestibular (corpus), por meio de panfletos, jornais, revistas, outdoor, além de anúncios virtuais, disponíveis em sites de várias IES entre 29 e 213; e a análise do corpus, em que a teoria é aplicada com intuito de demonstrar as ocorrências de termos estrategicamente usados para seduzir um público alvo e conduzi-lo a determinada conclusão A maneira como as propagandas foram produzidas justifica diferenças no processo argumentativo dessas instituições de ensino Nas públicas, a qualidade socialmente reconhecida de sua proposta acadêmica funciona como mecanismo para construção e atualização de frames sobre Vestibular Além disso, os elementos verbo-visuais também demonstraram eficiência na idealização dessas propagandas, no entanto, as instituições particulares foram as que mais utilizaram os recursos imagéticos As imagens de laboratórios e salas de aula bem equipados ou de pessoas bem sucedidas, como artistas e egressos, por exemplo, evidenciam credibilidade para determinadas IES particular, sugerindo que estão preparadas para oferecer um ensino de qualidade com vistas ao sucesso profissional
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a escolha das propagandas impressas para divulgação de vestibular (corpus), por meio de panfletos, jornais, revistas, outdoor, além de anúncios virtuais, disponíveis em sites de várias IES entre 29 e 213; e a análise do corpus, em que a teoria é aplicada com intuito de demonstrar as ocorrências de termos estrategicamente usados para seduzir um público alvo e conduzi-lo a determinada conclusão A maneira como as propagandas foram produzidas justifica diferenças no processo argumentativo dessas instituições de ensino Nas públicas, a qualidade socialmente reconhecida de sua proposta acadêmica funciona como mecanismo para construção e atualização de frames sobre Vestibular Além disso, os elementos verbo-visuais também demonstraram eficiência na idealização dessas propagandas, no entanto, as instituições particulares foram as que mais utilizaram os recursos imagéticos As imagens de laboratórios e salas de aula bem equipados ou de pessoas bem sucedidas, como artistas e egressos, por exemplo, evidenciam credibilidade para determinadas IES particular, sugerindo que estão preparadas para oferecer um ensino de qualidade com vistas ao sucesso profissionalTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This thesis aims to search the mechanisms argumentative present in advertising campaigns for vestibular Institutions of Higher Education – IHE public and private, based on studies of Argumentative Semantics and Textual Linguistics We will identify, in advertisements, the resources that allow us to understand the reasoning given in the language, through: a) the semantics of the verb forms b) subjectivity deictic: deixis personal deixis spatial and temporal deixis c) the manifestation of reported speech and its brands; d) the intention of the advertiser, to consider the recipient's knowledge of the world of advertising, considering the acceptability of your interlocutor This research is anchored in the fact that, often, we are faced with the language of advertising, whether in print or not, using certain textual constructions to present a variety of meaning effects that occur with the choice of a terms over others For this study were followed some phases, such as the selection for the theoretical analysis of advertising, based on Bakhtin (1992), Benveniste (1989 and 1995), Ducrot (1987) and Koch e Travaglia (199), in order to meet the objectives set, the choice of print advertisements for dissemination of Vestibular (corpus), through pamphlets, newspapers, magazines, outdoor, and virtual ads available in several IHE sites between 29 and 213; and analysis of the corpus, in which the theory is applied with the purpose of showing the occurrences of terms used strategically to lure an audience and drive it to a certain conclusion The way advertisements were produced justifies differences in the argumentative process for these educational institutions In public, socially recognized the quality of his academic works proposed as a mechanism for building and updating on Vestibular frames Furthermore, the verb-visual elements also demonstrated effectiveness in the idealization of these advertisements, however, private institutions were the most used the pictorial resources Images of laboratories and well equipped class rooms or successful people, as artists and graduates, for example, show credibility for certain particular IES, suggesting that they are prepared to offer a quality education with a view to professional successOliveira, Esther Gomes de [Orientador]Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki doRomualdo, Edson CarlosPanichi, Edina Regina PugasBaronas, Joyce Elaine de AlmeidaGaiotto, Paulo Alexandre2024-05-01T13:13:54Z2024-05-01T13:13:54Z2014.0014.04.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11400porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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