Avaliação funcional do desenvolvimento psicomotor e ambiente familiar de crianças com síndrome de down/ Functional assessment of psychomotor development and family environment of children with down syndrome
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4818 |
Resumo: | O desenvolvimento infantil abrange modificações no plano motor, intelectual, emocional e social. Nesse sentido, a síndrome de Down (SD) é uma condição genética reconhecida há mais de um século, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual, podendo afetar também o desenvolvimento motor da criança, devido às características musculares (hipotonia) e articulares (grande amplitude de movimento) inerentes a esta síndrome. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento funcional, psicomotor e o ambiente familiar de crianças com síndrome de Down. Trata-se de um estudo exploratório, com caráter descritivo e delineamento transversal, realizado com crianças na faixa etária de 6 meses a 7 anos, em que foram utilizadas três avaliações: a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e o Home Observation for the Measurement of the Environment (HOME). Foi observado, quanto ao desenvolvimento motor, que as crianças apresentaram resultados muito baixos, assim como em sua funcionalidade; já na avaliação do ambiente familiar, foi constatado que os estímulos que essas crianças recebiam eram medianos. Os achados reforçam a importância da estimulação precoce em crianças com SD, visto que estas possuem potencial para se desenvolver com qualidade. |
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Avaliação funcional do desenvolvimento psicomotor e ambiente familiar de crianças com síndrome de down/ Functional assessment of psychomotor development and family environment of children with down syndromeSaúdeDesenvolvimento infantil; Desempenho psicomotor; Síndrome de Down.Desenvolvimento InfantilO desenvolvimento infantil abrange modificações no plano motor, intelectual, emocional e social. Nesse sentido, a síndrome de Down (SD) é uma condição genética reconhecida há mais de um século, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual, podendo afetar também o desenvolvimento motor da criança, devido às características musculares (hipotonia) e articulares (grande amplitude de movimento) inerentes a esta síndrome. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento funcional, psicomotor e o ambiente familiar de crianças com síndrome de Down. Trata-se de um estudo exploratório, com caráter descritivo e delineamento transversal, realizado com crianças na faixa etária de 6 meses a 7 anos, em que foram utilizadas três avaliações: a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e o Home Observation for the Measurement of the Environment (HOME). Foi observado, quanto ao desenvolvimento motor, que as crianças apresentaram resultados muito baixos, assim como em sua funcionalidade; já na avaliação do ambiente familiar, foi constatado que os estímulos que essas crianças recebiam eram medianos. Os achados reforçam a importância da estimulação precoce em crianças com SD, visto que estas possuem potencial para se desenvolver com qualidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para Instituições Federais de Ensino.Santos da Silva, Maria NatáliaSantos, Karine Morgana BatistaAndrade, Lais MeloZanona, Aristela de Freitas2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/481810.47222/2526-3544.rbto4818Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 2 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 186-2012526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4818/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/838https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/839https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/849https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/850https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/949/*ref*/Haywood, KM; GETCHELL, N. 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