Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ambrosio, Leticia, Dias, Brenda Camargo, Sousa, Dandara Pereira, Fernandes, Alice, Silva, Thainá Soares, Martins, Jessica Rodrigues, Vieira, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19349
Resumo: ResumoA imagem da capa é um dos produtos da oficina fotográfica realizada durante o projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão “Expressões Potentes na Escola Pública: corpo e arte”, do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Esta atividade foi idealizada e produzida pela coordenadora e os estudantes de graduação e pós-graduação que atuavam na equipe em parceria com os estudantes de uma escola pública na cidade de São Carlos-SP, em 2017. A Oficina de Atividades teve como objetivo trabalhar com as questões sobre o pertencimento e a autoimagem dos participantes, dar expressão às suas essências. O processo de produção das imagens, em associação com as demais estratégias construídas durante o projeto inclusive as relações de afeto, demonstraram ser potentes e sensíveis para o protagonismo dos envolvidos através de um espaço apropriado para a expressão de ideias, sentimentos e emoções, que promovesse o respeito de si e do outro. Abstract The cover image is one of the photographic workshop products produced during the integrated teaching, research and extension project "Powerful Expressions in Public School: Body and Art", from the Human Activities and Occupational Therapy Laboratory. This activity was conceived and produced by the coordinator, undergraduate and graduate students who worked in the team in partnership with the students of a public school in the city of São Carlos-SP, in 2017. The Activities Workshop had as objective to work with questions about the participants' self-image and belonging, and offer spaces for the expression of their essences. The image production process, in association with the other strategies built during the project, including affective relations, proved to be potent and sensitive for the protagonism of those involved through an appropriate space for the expression of ideas, feelings and emotions, to promote the respect of self and the other.Keywords: Body; Culture; Photography; Respect; Occupational Therapy.
id UFRJ-14_1da183e8c4a9cfae6e423bb188f11568
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/19349
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we areTerapia OcupacionalTerapia Ocupacional; Corpo; Cultura; Fotografia; Respeitoarte e culturaResumoA imagem da capa é um dos produtos da oficina fotográfica realizada durante o projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão “Expressões Potentes na Escola Pública: corpo e arte”, do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Esta atividade foi idealizada e produzida pela coordenadora e os estudantes de graduação e pós-graduação que atuavam na equipe em parceria com os estudantes de uma escola pública na cidade de São Carlos-SP, em 2017. A Oficina de Atividades teve como objetivo trabalhar com as questões sobre o pertencimento e a autoimagem dos participantes, dar expressão às suas essências. O processo de produção das imagens, em associação com as demais estratégias construídas durante o projeto inclusive as relações de afeto, demonstraram ser potentes e sensíveis para o protagonismo dos envolvidos através de um espaço apropriado para a expressão de ideias, sentimentos e emoções, que promovesse o respeito de si e do outro. Abstract The cover image is one of the photographic workshop products produced during the integrated teaching, research and extension project "Powerful Expressions in Public School: Body and Art", from the Human Activities and Occupational Therapy Laboratory. This activity was conceived and produced by the coordinator, undergraduate and graduate students who worked in the team in partnership with the students of a public school in the city of São Carlos-SP, in 2017. The Activities Workshop had as objective to work with questions about the participants' self-image and belonging, and offer spaces for the expression of their essences. The image production process, in association with the other strategies built during the project, including affective relations, proved to be potent and sensitive for the protagonism of those involved through an appropriate space for the expression of ideas, feelings and emotions, to promote the respect of self and the other.Keywords: Body; Culture; Photography; Respect; Occupational Therapy.Universidade Federal do Rio de JaneiroPró-Reitoria de Extensão da UFSCar e Programa Novo Mais Educação junto à Escola Estadual Prof. Marivaldo DeganSilva, Carla ReginaAmbrosio, LeticiaDias, Brenda CamargoSousa, Dandara PereiraFernandes, AliceSilva, Thainá SoaresMartins, Jessica RodriguesVieira, Lucas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCapaapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1934910.47222/2526-3544.rbto19349Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 2 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 179-1902526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19349/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5668https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5669https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5670https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5671https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5672https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5673https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5674https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5675https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5676https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5677https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5678/*ref*/Silva CR. Oficinas. 2007. p. 213-214.In: Park MB; Sieiro RF; Carnicel A (Orgs.). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória da Unicamp, 2007. [2] Silva CR, Cardinalli I, Silvestrini MS, Almeida Prado, ACS, Leite Junior JD, SchmidtHebbel PM, Ambrosio L. “Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês”. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro; 2017.1(3): 260-268. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185/pdf . Acesso em 6 de agosto de 2018. [3] Freire P. Extensão ou Comunicação? 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. [4] Lima EMFA. Desejando a diferença: considerações acerca das relações entre os terapeutas ocupacionais e as populações tradicionalmente atendidas por estes profissionais. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo. 2003, 14(2): 64-71. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p64-71 Acesso em 13 junho de 2018. [5] Lavacca AB. Atividades musicais e corporais entre jovens e adolescentes na escola pública: pertencimento, subjetivação e cultura. Dissertação (mestrado). São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO), UFSCar, 2018. 187p. [6] Brasil, Ministério da Educação. Documento orientador Novo mais Educação. Outubro de 2016. Disponível em http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao Acesso em 13 junho de 2018. [7] Barros DD, Galvani D, Almeida MC de, Soares CRS. Cultura, economia, política e saber como espaços de significação na Terapia Ocupacional Social: Reflexões sobre a experiência do Ponto de Encontro e Cultura. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 3, p. 583-594, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.060 Acesso em 13 junho de 2018. [8] Lopes RE, Borba PLO, Trajber NKA, Silva CR, Cuel BT. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface Comunicação Saúde Educação. v.15, n.36, p.277-88, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n36/a21v1536.pdf Acesso em 13 junho de 2018. [9] Silva CR. Percursos juvenis e Trajetórias Escolares: vidas que se tecem nas periferias das cidades. Tese (doutorado). São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Educação. UFSCar, 2011. 330p. [10] Lopes RE; Silva CR. O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 158-164, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14020> . Acesso em 13 junho de 2018. [11] Silva CR, Cardinalli I, Silvestrini MS, Farias AZ, Almeida Prado, ACS, Ambrosio L, Oliveira MT, de Paula, B. La terapia ocupacional y la cultura: miradas a la transformación social. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 2017. 17(1), 105-113. Disponível em: <doi:10.5354/0719-5346.2017.46383> . Acesso em 06 agosto de 2018. [12] Freire P. Pedagogia e Mudança. 12ª edição. Ed Paz e Terra, 1985. [13] Liberman F et al. Práticas corporais e artísticas, aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 118-126, maio-ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163 . Acesso em 13 abril de 2018.Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T14:50:33Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/19349Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-01T14:50:33Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
title Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
spellingShingle Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
Silva, Carla Regina
Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional; Corpo; Cultura; Fotografia; Respeito
arte e cultura
title_short Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
title_full Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
title_fullStr Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
title_full_unstemmed Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
title_sort Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are
author Silva, Carla Regina
author_facet Silva, Carla Regina
Ambrosio, Leticia
Dias, Brenda Camargo
Sousa, Dandara Pereira
Fernandes, Alice
Silva, Thainá Soares
Martins, Jessica Rodrigues
Vieira, Lucas
author_role author
author2 Ambrosio, Leticia
Dias, Brenda Camargo
Sousa, Dandara Pereira
Fernandes, Alice
Silva, Thainá Soares
Martins, Jessica Rodrigues
Vieira, Lucas
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e Programa Novo Mais Educação junto à Escola Estadual Prof. Marivaldo Degan
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina
Ambrosio, Leticia
Dias, Brenda Camargo
Sousa, Dandara Pereira
Fernandes, Alice
Silva, Thainá Soares
Martins, Jessica Rodrigues
Vieira, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional; Corpo; Cultura; Fotografia; Respeito
arte e cultura
topic Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional; Corpo; Cultura; Fotografia; Respeito
arte e cultura
description ResumoA imagem da capa é um dos produtos da oficina fotográfica realizada durante o projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão “Expressões Potentes na Escola Pública: corpo e arte”, do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Esta atividade foi idealizada e produzida pela coordenadora e os estudantes de graduação e pós-graduação que atuavam na equipe em parceria com os estudantes de uma escola pública na cidade de São Carlos-SP, em 2017. A Oficina de Atividades teve como objetivo trabalhar com as questões sobre o pertencimento e a autoimagem dos participantes, dar expressão às suas essências. O processo de produção das imagens, em associação com as demais estratégias construídas durante o projeto inclusive as relações de afeto, demonstraram ser potentes e sensíveis para o protagonismo dos envolvidos através de um espaço apropriado para a expressão de ideias, sentimentos e emoções, que promovesse o respeito de si e do outro. Abstract The cover image is one of the photographic workshop products produced during the integrated teaching, research and extension project "Powerful Expressions in Public School: Body and Art", from the Human Activities and Occupational Therapy Laboratory. This activity was conceived and produced by the coordinator, undergraduate and graduate students who worked in the team in partnership with the students of a public school in the city of São Carlos-SP, in 2017. The Activities Workshop had as objective to work with questions about the participants' self-image and belonging, and offer spaces for the expression of their essences. The image production process, in association with the other strategies built during the project, including affective relations, proved to be potent and sensitive for the protagonism of those involved through an appropriate space for the expression of ideas, feelings and emotions, to promote the respect of self and the other.Keywords: Body; Culture; Photography; Respect; Occupational Therapy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Capa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19349
10.47222/2526-3544.rbto19349
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19349
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto19349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19349/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5668
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5669
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5670
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5671
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5672
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5673
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5674
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5675
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5676
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5677
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19349/5678
/*ref*/Silva CR. Oficinas. 2007. p. 213-214.In: Park MB; Sieiro RF; Carnicel A (Orgs.). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória da Unicamp, 2007. [2] Silva CR, Cardinalli I, Silvestrini MS, Almeida Prado, ACS, Leite Junior JD, SchmidtHebbel PM, Ambrosio L. “Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês”. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro; 2017.1(3): 260-268. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185/pdf . Acesso em 6 de agosto de 2018. [3] Freire P. Extensão ou Comunicação? 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. [4] Lima EMFA. Desejando a diferença: considerações acerca das relações entre os terapeutas ocupacionais e as populações tradicionalmente atendidas por estes profissionais. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo. 2003, 14(2): 64-71. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p64-71 Acesso em 13 junho de 2018. [5] Lavacca AB. Atividades musicais e corporais entre jovens e adolescentes na escola pública: pertencimento, subjetivação e cultura. Dissertação (mestrado). São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO), UFSCar, 2018. 187p. [6] Brasil, Ministério da Educação. Documento orientador Novo mais Educação. Outubro de 2016. Disponível em http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao Acesso em 13 junho de 2018. [7] Barros DD, Galvani D, Almeida MC de, Soares CRS. Cultura, economia, política e saber como espaços de significação na Terapia Ocupacional Social: Reflexões sobre a experiência do Ponto de Encontro e Cultura. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 3, p. 583-594, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.060 Acesso em 13 junho de 2018. [8] Lopes RE, Borba PLO, Trajber NKA, Silva CR, Cuel BT. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface Comunicação Saúde Educação. v.15, n.36, p.277-88, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n36/a21v1536.pdf Acesso em 13 junho de 2018. [9] Silva CR. Percursos juvenis e Trajetórias Escolares: vidas que se tecem nas periferias das cidades. Tese (doutorado). São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Educação. UFSCar, 2011. 330p. [10] Lopes RE; Silva CR. O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 158-164, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14020> . Acesso em 13 junho de 2018. [11] Silva CR, Cardinalli I, Silvestrini MS, Farias AZ, Almeida Prado, ACS, Ambrosio L, Oliveira MT, de Paula, B. La terapia ocupacional y la cultura: miradas a la transformación social. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 2017. 17(1), 105-113. Disponível em: <doi:10.5354/0719-5346.2017.46383> . Acesso em 06 agosto de 2018. [12] Freire P. Pedagogia e Mudança. 12ª edição. Ed Paz e Terra, 1985. [13] Liberman F et al. Práticas corporais e artísticas, aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 118-126, maio-ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163 . Acesso em 13 abril de 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 2 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 179-190
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253324630753280