Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
DOI: 10.47222/2526-3544.rbto48199
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48199
Resumo: Introdução: A literatura recente discute o fortalecimento do campo de atenção em terapia ocupacional na interface corpo, artes e a cultura, compreendendo a importância e as contribuições deste profissional. Este trabalho apresenta parte das considerações finais da pesquisa intitulada: “Potências clínicas nos corpos em criação nas experimentações artísticas do programa TOCCA” e discute as práticas e os saberes transdisciplinares entre corpo, arte e clínica em terapia ocupacional por meio da análise do dispositivo grupal “experimentações performáticas”. Objetivo: cartografar, nos processos de criação atravessados pelo fazer artístico, os modos como se presentificam e performam a si mesmos os diferentes sujeitos individual e coletivamente. Método: Desenvolvida por meio da cartografia, observou-se o registro em diários de campo, em prontuários do grupo e em imagens e fez-se um estudo de material teórico referente às interfaces entre as artes e terapia ocupacional. Por meio da imersão, neste material, teceu-se narrativas. Por se tratar de uma pesquisa cartográfica, em todo percurso, produziu-se a análise e as implicações da pesquisadora foram igualmente consideradas. Resultados: Apresentam os deslocamentos necessários dos lugares instituídos por cada disciplina, como fundamentais para o surgimento e a ampliação das potências clínicas e estéticas do dispositivo, bem como para instauração e produção do comum. Conclusão: Acredita-se que esse deslocamento denota uma posição política importante para terapeutas ocupacionais, aliados a um movimento de resistência às lógicas dominantes na produção de conhecimentos e nas práticas em terapia ocupacional contemporâneaPalavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia Abstract Introduction: Recent literature discusses the strengthening of the occupational therapy care field in the body, arts and culture interface, understanding the importance and contributions of this professional. This work presents part of final considerations of the research entitled: "Clinical potencies in bodies under creation in the artistic experiments of the TOCCA program" and discusses the practices and transdisciplinary knowledge between body, art and clinic in occupational therapy through the analysis of the group device "experimentations performances”. Objective: to map the ways in which the different subjects individually and collectively present themselves and perform in the creative processes traversed by artistic making. Method: Developed through cartography, it was observed the registration in field diaries, in group records and in images, and a study of theoretical material regarding the interfaces between the arts and occupational therapy was carried out. Through immersion in this material, narratives were woven. As this is a cartographic research throughout, the analysis was produced and the implications of the researcher were equally considered. Results: They present the necessary displacements of the places instituted by each discipline as fundamental for the emergence and expansion of the clinical and aesthetic potencies of the device, as well as for the establishment and production of the common. Conclusion: It is believed that this shift denotes an important political position for occupational therapists, allied to a movement of resistance to the dominant logics in the production of knowledge and practices in contemporary occupational therapy.Keywords: Occupational Therapy, Psychophysiology Art. CartographyResumenIntroducción: El grupo de estudio remoto, como acción del proyecto de extensión, surge a partir del aislamiento social provocado por la pandemia y la necesidad de complementar conocimientos sobre un recurso de tecnología asistiva desarrollado por terapeutas ocupacionales - ortesis. Objetivo Describir el potencial de una acción remota de extensión en ortesis en la formación de estudiantes en Terapia Ocupacional. Método: Se trata de una investigación con abordaje cuantitativo, de carácter exploratorio-descriptivo. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas de opción múltiple, y enviados a los estudiantes que formaban parte del grupo de estudio remoto, con una participación mínima de dos encuentros, por contacto electrónico. Resultados: Se percibe que el grupo de estudio remoto tiene un impacto positivo en la formación (80%), principalmente por el acceso a artículos científicos actualizados, el intercambio de información sobre el tema estudiado y el conocimiento sobre diferentes modelos de ortesis dispensadas (100%). Se observa que aún con el regreso presencial de las actividades académicas es posible mantener las actividades de manera remota (40%), ya que el grupo de estudio tiene sus beneficios para la formación como futuro profesional (93,3 %), siendo una herramienta en la articulación entre docencia, investigación y extensión (86,7%). Conclusión: Independientemente de la retroalimentación presencial en las instituciones educativas, el grupo de estudio, remoto o no, es importante para la formación, sobre todo para complementar los conocimientos teóricos sobre ortesis.Palabras clave: Difusión de la Información. Educación a Distancia. Relaciones Comunidad-Institución. Aparatos Ortopédicos. Terapia Ocupacional
id UFRJ-14_b093b714f7910ad8fe7bdea2f332925d
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/48199
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
spelling Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powersFisioterapia e Terapia OcupacionalTerapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia.Terapia Ocupacional, Corpo (psicobiologia), cartografiaIntrodução: A literatura recente discute o fortalecimento do campo de atenção em terapia ocupacional na interface corpo, artes e a cultura, compreendendo a importância e as contribuições deste profissional. Este trabalho apresenta parte das considerações finais da pesquisa intitulada: “Potências clínicas nos corpos em criação nas experimentações artísticas do programa TOCCA” e discute as práticas e os saberes transdisciplinares entre corpo, arte e clínica em terapia ocupacional por meio da análise do dispositivo grupal “experimentações performáticas”. Objetivo: cartografar, nos processos de criação atravessados pelo fazer artístico, os modos como se presentificam e performam a si mesmos os diferentes sujeitos individual e coletivamente. Método: Desenvolvida por meio da cartografia, observou-se o registro em diários de campo, em prontuários do grupo e em imagens e fez-se um estudo de material teórico referente às interfaces entre as artes e terapia ocupacional. Por meio da imersão, neste material, teceu-se narrativas. Por se tratar de uma pesquisa cartográfica, em todo percurso, produziu-se a análise e as implicações da pesquisadora foram igualmente consideradas. Resultados: Apresentam os deslocamentos necessários dos lugares instituídos por cada disciplina, como fundamentais para o surgimento e a ampliação das potências clínicas e estéticas do dispositivo, bem como para instauração e produção do comum. Conclusão: Acredita-se que esse deslocamento denota uma posição política importante para terapeutas ocupacionais, aliados a um movimento de resistência às lógicas dominantes na produção de conhecimentos e nas práticas em terapia ocupacional contemporâneaPalavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia Abstract Introduction: Recent literature discusses the strengthening of the occupational therapy care field in the body, arts and culture interface, understanding the importance and contributions of this professional. This work presents part of final considerations of the research entitled: "Clinical potencies in bodies under creation in the artistic experiments of the TOCCA program" and discusses the practices and transdisciplinary knowledge between body, art and clinic in occupational therapy through the analysis of the group device "experimentations performances”. Objective: to map the ways in which the different subjects individually and collectively present themselves and perform in the creative processes traversed by artistic making. Method: Developed through cartography, it was observed the registration in field diaries, in group records and in images, and a study of theoretical material regarding the interfaces between the arts and occupational therapy was carried out. Through immersion in this material, narratives were woven. As this is a cartographic research throughout, the analysis was produced and the implications of the researcher were equally considered. Results: They present the necessary displacements of the places instituted by each discipline as fundamental for the emergence and expansion of the clinical and aesthetic potencies of the device, as well as for the establishment and production of the common. Conclusion: It is believed that this shift denotes an important political position for occupational therapists, allied to a movement of resistance to the dominant logics in the production of knowledge and practices in contemporary occupational therapy.Keywords: Occupational Therapy, Psychophysiology Art. CartographyResumenIntroducción: El grupo de estudio remoto, como acción del proyecto de extensión, surge a partir del aislamiento social provocado por la pandemia y la necesidad de complementar conocimientos sobre un recurso de tecnología asistiva desarrollado por terapeutas ocupacionales - ortesis. Objetivo Describir el potencial de una acción remota de extensión en ortesis en la formación de estudiantes en Terapia Ocupacional. Método: Se trata de una investigación con abordaje cuantitativo, de carácter exploratorio-descriptivo. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas de opción múltiple, y enviados a los estudiantes que formaban parte del grupo de estudio remoto, con una participación mínima de dos encuentros, por contacto electrónico. Resultados: Se percibe que el grupo de estudio remoto tiene un impacto positivo en la formación (80%), principalmente por el acceso a artículos científicos actualizados, el intercambio de información sobre el tema estudiado y el conocimiento sobre diferentes modelos de ortesis dispensadas (100%). Se observa que aún con el regreso presencial de las actividades académicas es posible mantener las actividades de manera remota (40%), ya que el grupo de estudio tiene sus beneficios para la formación como futuro profesional (93,3 %), siendo una herramienta en la articulación entre docencia, investigación y extensión (86,7%). Conclusión: Independientemente de la retroalimentación presencial en las instituciones educativas, el grupo de estudio, remoto o no, es importante para la formación, sobre todo para complementar los conocimientos teóricos sobre ortesis.Palabras clave: Difusión de la Información. Educación a Distancia. Relaciones Comunidad-Institución. Aparatos Ortopédicos. Terapia OcupacionalUniversidade Federal do Rio de JaneiroEste artigo é parte da pesquisa: “Potências clínicas nos corpos em criação nas experimentações artísticas do programa TOCCA.”, e durante o ano de 2020, contou com apoio ao pagamento de bolsista pelo Financiamento à Pesquisa (FIPE-SENIOR) CCS-UFSM.DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4819910.47222/2526-3544.rbto48199Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1133-11512526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48199/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17221https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17222https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17223https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17224/*ref*/Agamben, G. (2013) A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica editora./*ref*/Almeida Prado, A. C. S., Silva, C. R., & Silvestrini, M. S. (2020). Juventudes, trabalho e cultura em tempos de racionalidade neoliberal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(2), 706-724. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1846./*ref*/Angeli, A. A. C. (2008) Respiros - Por um estado de jogo entre o teatro e a clínica. [Dissertação de Mestrado, PUC-SP]. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15680/*ref*/Angeli, A. A. C. (2020.) PROGRAMA TOCCA: Práticas e saberes transdisciplinares entre as artes e a saúde. Projeto de extensão, Santa Maria: UFSM./*ref*/Angeli, A. A. C. (2021) Vagar e ocupar: dez anos de narrativas no TOCCA – saberes e práticas transdisciplinares entre as artes e a saúde. Interface (Botucatu). 25: e210218. https://doi.org/10.1590/interface.210218/*ref*/Asanuma, G.; Valent, I.; & Mendes, M. L. (2018) Encontrar-te trajetos poéticos e invenção de lugares. Interface (Botucatu).; 22(65):649-62. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0102/*ref*/Cardinalli, I & Castro, E. D. (2019) Trajetórias inventivas e produção de conhecimento: terapeutas ocupacionais e suas relações com arte, corpo e cultura. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 3(4), 584-601. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto27760/*ref*/Cardinalli I, Cardoso P. T., Silva C. R., Castro E. D. (2021) Constelações afetivas: cotidiano, atividades humanas, relações sociais e Terapia Ocupacional entrelaçados à cosmovisão Krenak. Interface (Botucatu). https://doi.org/10.1590/interface.210262/*ref*/Castro, E. D.; Inforsato, E. A., Buelau, R. M., Valent, I. U., & Lima, E. A. (2016). Território e diversidade: trajetórias da terapia ocupacional em experiências de arte e cultura. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(1), 3–12. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0663/*ref*/Coll, A.N. (2002) Propostas para uma diversidade cultural intercultural na era da globalização. Cadernos de Proposições para o Século XXI. São Paulo: Instituto Pólis. http://hdl.handle.net/11465/424/*ref*/Favre, R. (2010) Trabalhando pela biodiversidade subjetiva. Cadernos de Subjetividade. 12(1), 108-123. https://cadernosdesubjetividade.wordpress.com/2013/10/26/cadernos-de-subjetividade-n-13-2010//*ref*/Favre, R. (2021) Do corpo ao Livro. SP: Summus editora./*ref*/Galheigo S. M. (2020) Terapia ocupacional, cotidiano e a tessitura da vida: aportes teórico-conceituais para a construção de perspectivas críticas e emancipatórias. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(1): 5-25. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2590/*ref*/Galvani, D., Barros, D. D., Pastore, M. D. N., & Sato, M. T. (2016). Exercícios etnográficos como atividades em espaço público: Terapia Ocupacional Social no fazer da arte, da cultura e da política. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 24(4), 859–868. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF1004/*ref*/Inforsato, E. A. et al. (2017) Arte, corpo, saúde e cultura num território de fazer junto. Fractal Rev. Psicol., 29 (2), 110-117. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2160/*ref*/Krenak, A. (2019) Ideias para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras ed./*ref*/Lancetti, A. (2016) Clínica Peripatética. SP: Hucitec ed./*ref*/Liberman, F.; & Maximino, V. (2016). Acessibilidade e experiência estética: um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24(1), p. 139-146. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0671/*ref*/Lima, M. E. A. (2019) Uma perspectiva ético-estético-política para as atividades em terapia ocupacional. IN: Silva, C. (org) Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. SP: Ed. HUCITEC./*ref*/Mendes, M. L., & Castro, E. D. (2020). Fernand Deligny e uma clínica por vir: mobilizações sobre modos de cuidar em saúde mental na infância e adolescência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(1), 343-355. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1754./*ref*/Mendes, V. M. et al (2019) Ocupações poéticas de si e do outro: cartografando encontros entre arte, cultura e produção da vida. Psicologia Política. 19 (45), 351-369. mai-ago. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2019000200015&lng=pt&tlng=pt./*ref*/Pedron, D. (2013) Performance e escrita performática. Cadernos de subjetividade, n. 15. (impresso)/*ref*/Silva, C. R. Silvestrini, M. S.; Poellnitz, J. C. V; Prado, A. C. S. A.; & Junior, J. D. L. (2018). Estratégias criativas e a população em situação de rua: terapia ocupacional, arte, cultura e deslocamentos sensíveis. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26, (2), p. 489-500. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1128/*ref*/Silva C.R., Morrison R, Calle Y, & Kronenberg F. (2019) Terapias Ocupacionais do Sul: demandas atuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 3(2): 172-178. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto24867/*ref*/Silva, J. A.; & Lima, E. M. F. A. (2015). Comunidades provisórias entre pessoas quaisquer: encontros de delicadeza, criação artística e diferença. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 23(3), p. 673-68. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0618/*ref*/Silva, J. A; & Lima, E.M.A. (2014) Ocupar-se de nada, povoar-se de muito. Cadernos de Subjetividade., p. 151-162. (impresso)/*ref*/Silveira, N. (1981) Imagens do Inconsciente. RJ: Alhambra editora. Silvestrini, M. S., Silva, C. R., & Almeida Prado, A. C. da S. (2019). Terapia ocupacional e cultura: dimensões ético políticas e resistências. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(4), 929–940. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1727/*ref*/Valent, I. U; & Castro, E. D. (2016.) Por entre as linhas dos dispositivos: desafios das práticas contemporâneas na interface terapia ocupacional e cultura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24 (4): 837-848. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0666/*ref*/Valent, I. U.; Machado, A.; & Corsini, L. (2020.) Comunidades heterogêneas, produção do comum e acolhimento ao incomum. Nova Perspectiva Sistêmica, 29 (66), 113-121. https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/579/*ref*/Valent, I. U; & Castro, E.D. (2017) Da diversidade ao comum: práticas artísticas, cidadania e políticas sociais. RELACULT – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 03. http://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.475./*ref*/Zourabichvili, F. (2000). Deleuze e o possível. IN: Alliez, E. (Org) Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: ed. 34.Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-13T23:11:17Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/48199Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-13T23:11:17Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
title Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
spellingShingle Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia.
Terapia Ocupacional, Corpo (psicobiologia), cartografia
DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia.
Terapia Ocupacional, Corpo (psicobiologia), cartografia
title_short Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
title_full Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
title_fullStr Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
title_full_unstemmed Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
title_sort Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
author DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
author_facet DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Este artigo é parte da pesquisa: “Potências clínicas nos corpos em criação nas experimentações artísticas do programa TOCCA.”, e durante o ano de 2020, contou com apoio ao pagamento de bolsista pelo Financiamento à Pesquisa (FIPE-SENIOR) CCS-UFSM.
dc.contributor.author.fl_str_mv DE ANGELI, ANDREA DO AMPARO CAROTTA
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia.
Terapia Ocupacional, Corpo (psicobiologia), cartografia
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia.
Terapia Ocupacional, Corpo (psicobiologia), cartografia
description Introdução: A literatura recente discute o fortalecimento do campo de atenção em terapia ocupacional na interface corpo, artes e a cultura, compreendendo a importância e as contribuições deste profissional. Este trabalho apresenta parte das considerações finais da pesquisa intitulada: “Potências clínicas nos corpos em criação nas experimentações artísticas do programa TOCCA” e discute as práticas e os saberes transdisciplinares entre corpo, arte e clínica em terapia ocupacional por meio da análise do dispositivo grupal “experimentações performáticas”. Objetivo: cartografar, nos processos de criação atravessados pelo fazer artístico, os modos como se presentificam e performam a si mesmos os diferentes sujeitos individual e coletivamente. Método: Desenvolvida por meio da cartografia, observou-se o registro em diários de campo, em prontuários do grupo e em imagens e fez-se um estudo de material teórico referente às interfaces entre as artes e terapia ocupacional. Por meio da imersão, neste material, teceu-se narrativas. Por se tratar de uma pesquisa cartográfica, em todo percurso, produziu-se a análise e as implicações da pesquisadora foram igualmente consideradas. Resultados: Apresentam os deslocamentos necessários dos lugares instituídos por cada disciplina, como fundamentais para o surgimento e a ampliação das potências clínicas e estéticas do dispositivo, bem como para instauração e produção do comum. Conclusão: Acredita-se que esse deslocamento denota uma posição política importante para terapeutas ocupacionais, aliados a um movimento de resistência às lógicas dominantes na produção de conhecimentos e nas práticas em terapia ocupacional contemporâneaPalavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia Abstract Introduction: Recent literature discusses the strengthening of the occupational therapy care field in the body, arts and culture interface, understanding the importance and contributions of this professional. This work presents part of final considerations of the research entitled: "Clinical potencies in bodies under creation in the artistic experiments of the TOCCA program" and discusses the practices and transdisciplinary knowledge between body, art and clinic in occupational therapy through the analysis of the group device "experimentations performances”. Objective: to map the ways in which the different subjects individually and collectively present themselves and perform in the creative processes traversed by artistic making. Method: Developed through cartography, it was observed the registration in field diaries, in group records and in images, and a study of theoretical material regarding the interfaces between the arts and occupational therapy was carried out. Through immersion in this material, narratives were woven. As this is a cartographic research throughout, the analysis was produced and the implications of the researcher were equally considered. Results: They present the necessary displacements of the places instituted by each discipline as fundamental for the emergence and expansion of the clinical and aesthetic potencies of the device, as well as for the establishment and production of the common. Conclusion: It is believed that this shift denotes an important political position for occupational therapists, allied to a movement of resistance to the dominant logics in the production of knowledge and practices in contemporary occupational therapy.Keywords: Occupational Therapy, Psychophysiology Art. CartographyResumenIntroducción: El grupo de estudio remoto, como acción del proyecto de extensión, surge a partir del aislamiento social provocado por la pandemia y la necesidad de complementar conocimientos sobre un recurso de tecnología asistiva desarrollado por terapeutas ocupacionales - ortesis. Objetivo Describir el potencial de una acción remota de extensión en ortesis en la formación de estudiantes en Terapia Ocupacional. Método: Se trata de una investigación con abordaje cuantitativo, de carácter exploratorio-descriptivo. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas de opción múltiple, y enviados a los estudiantes que formaban parte del grupo de estudio remoto, con una participación mínima de dos encuentros, por contacto electrónico. Resultados: Se percibe que el grupo de estudio remoto tiene un impacto positivo en la formación (80%), principalmente por el acceso a artículos científicos actualizados, el intercambio de información sobre el tema estudiado y el conocimiento sobre diferentes modelos de ortesis dispensadas (100%). Se observa que aún con el regreso presencial de las actividades académicas es posible mantener las actividades de manera remota (40%), ya que el grupo de estudio tiene sus beneficios para la formación como futuro profesional (93,3 %), siendo una herramienta en la articulación entre docencia, investigación y extensión (86,7%). Conclusión: Independientemente de la retroalimentación presencial en las instituciones educativas, el grupo de estudio, remoto o no, es importante para la formación, sobre todo para complementar los conocimientos teóricos sobre ortesis.Palabras clave: Difusión de la Información. Educación a Distancia. Relaciones Comunidad-Institución. Aparatos Ortopédicos. Terapia Ocupacional
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48199
10.47222/2526-3544.rbto48199
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48199
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto48199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48199/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17221
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17222
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17223
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/48199/17224
/*ref*/Agamben, G. (2013) A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica editora.
/*ref*/Almeida Prado, A. C. S., Silva, C. R., & Silvestrini, M. S. (2020). Juventudes, trabalho e cultura em tempos de racionalidade neoliberal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(2), 706-724. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1846.
/*ref*/Angeli, A. A. C. (2008) Respiros - Por um estado de jogo entre o teatro e a clínica. [Dissertação de Mestrado, PUC-SP]. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15680
/*ref*/Angeli, A. A. C. (2020.) PROGRAMA TOCCA: Práticas e saberes transdisciplinares entre as artes e a saúde. Projeto de extensão, Santa Maria: UFSM.
/*ref*/Angeli, A. A. C. (2021) Vagar e ocupar: dez anos de narrativas no TOCCA – saberes e práticas transdisciplinares entre as artes e a saúde. Interface (Botucatu). 25: e210218. https://doi.org/10.1590/interface.210218
/*ref*/Asanuma, G.; Valent, I.; & Mendes, M. L. (2018) Encontrar-te trajetos poéticos e invenção de lugares. Interface (Botucatu).; 22(65):649-62. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0102
/*ref*/Cardinalli, I & Castro, E. D. (2019) Trajetórias inventivas e produção de conhecimento: terapeutas ocupacionais e suas relações com arte, corpo e cultura. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 3(4), 584-601. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto27760
/*ref*/Cardinalli I, Cardoso P. T., Silva C. R., Castro E. D. (2021) Constelações afetivas: cotidiano, atividades humanas, relações sociais e Terapia Ocupacional entrelaçados à cosmovisão Krenak. Interface (Botucatu). https://doi.org/10.1590/interface.210262
/*ref*/Castro, E. D.; Inforsato, E. A., Buelau, R. M., Valent, I. U., & Lima, E. A. (2016). Território e diversidade: trajetórias da terapia ocupacional em experiências de arte e cultura. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(1), 3–12. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0663
/*ref*/Coll, A.N. (2002) Propostas para uma diversidade cultural intercultural na era da globalização. Cadernos de Proposições para o Século XXI. São Paulo: Instituto Pólis. http://hdl.handle.net/11465/424
/*ref*/Favre, R. (2010) Trabalhando pela biodiversidade subjetiva. Cadernos de Subjetividade. 12(1), 108-123. https://cadernosdesubjetividade.wordpress.com/2013/10/26/cadernos-de-subjetividade-n-13-2010/
/*ref*/Favre, R. (2021) Do corpo ao Livro. SP: Summus editora.
/*ref*/Galheigo S. M. (2020) Terapia ocupacional, cotidiano e a tessitura da vida: aportes teórico-conceituais para a construção de perspectivas críticas e emancipatórias. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(1): 5-25. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2590
/*ref*/Galvani, D., Barros, D. D., Pastore, M. D. N., & Sato, M. T. (2016). Exercícios etnográficos como atividades em espaço público: Terapia Ocupacional Social no fazer da arte, da cultura e da política. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 24(4), 859–868. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF1004
/*ref*/Inforsato, E. A. et al. (2017) Arte, corpo, saúde e cultura num território de fazer junto. Fractal Rev. Psicol., 29 (2), 110-117. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2160
/*ref*/Krenak, A. (2019) Ideias para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras ed.
/*ref*/Lancetti, A. (2016) Clínica Peripatética. SP: Hucitec ed.
/*ref*/Liberman, F.; & Maximino, V. (2016). Acessibilidade e experiência estética: um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24(1), p. 139-146. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0671
/*ref*/Lima, M. E. A. (2019) Uma perspectiva ético-estético-política para as atividades em terapia ocupacional. IN: Silva, C. (org) Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. SP: Ed. HUCITEC.
/*ref*/Mendes, M. L., & Castro, E. D. (2020). Fernand Deligny e uma clínica por vir: mobilizações sobre modos de cuidar em saúde mental na infância e adolescência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(1), 343-355. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1754.
/*ref*/Mendes, V. M. et al (2019) Ocupações poéticas de si e do outro: cartografando encontros entre arte, cultura e produção da vida. Psicologia Política. 19 (45), 351-369. mai-ago. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2019000200015&lng=pt&tlng=pt.
/*ref*/Pedron, D. (2013) Performance e escrita performática. Cadernos de subjetividade, n. 15. (impresso)
/*ref*/Silva, C. R. Silvestrini, M. S.; Poellnitz, J. C. V; Prado, A. C. S. A.; & Junior, J. D. L. (2018). Estratégias criativas e a população em situação de rua: terapia ocupacional, arte, cultura e deslocamentos sensíveis. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26, (2), p. 489-500. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1128
/*ref*/Silva C.R., Morrison R, Calle Y, & Kronenberg F. (2019) Terapias Ocupacionais do Sul: demandas atuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 3(2): 172-178. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto24867
/*ref*/Silva, J. A.; & Lima, E. M. F. A. (2015). Comunidades provisórias entre pessoas quaisquer: encontros de delicadeza, criação artística e diferença. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 23(3), p. 673-68. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0618
/*ref*/Silva, J. A; & Lima, E.M.A. (2014) Ocupar-se de nada, povoar-se de muito. Cadernos de Subjetividade., p. 151-162. (impresso)
/*ref*/Silveira, N. (1981) Imagens do Inconsciente. RJ: Alhambra editora. Silvestrini, M. S., Silva, C. R., & Almeida Prado, A. C. da S. (2019). Terapia ocupacional e cultura: dimensões ético políticas e resistências. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(4), 929–940. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1727
/*ref*/Valent, I. U; & Castro, E. D. (2016.) Por entre as linhas dos dispositivos: desafios das práticas contemporâneas na interface terapia ocupacional e cultura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24 (4): 837-848. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0666
/*ref*/Valent, I. U.; Machado, A.; & Corsini, L. (2020.) Comunidades heterogêneas, produção do comum e acolhimento ao incomum. Nova Perspectiva Sistêmica, 29 (66), 113-121. https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/579
/*ref*/Valent, I. U; & Castro, E.D. (2017) Da diversidade ao comum: práticas artísticas, cidadania e políticas sociais. RELACULT – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 03. http://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.475.
/*ref*/Zourabichvili, F. (2000). Deleuze e o possível. IN: Alliez, E. (Org) Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: ed. 34.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1133-1151
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1822179375106228225
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto48199