A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves, Heliana Castro, Ambrosio, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899
Resumo: Introdução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe  compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas     -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. 
id UFRJ-14_4f0c0f0359bb9089d55e3015c50f9c4b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59899
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at schoolRacismo. Terapia Ocupacional. EscolaRacismo e Terapia OcupacionalIntrodução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe  compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas     -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5989910.47222/2526-3544.rbto59899Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899/40526Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Siqueira, Dandara RayaneAlves, Heliana CastroAmbrosio, Letícia2024-04-30T03:30:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59899Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-04-30T03:30:30Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
title A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
spellingShingle A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane
Racismo. Terapia Ocupacional. Escola
Racismo e Terapia Ocupacional
title_short A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
title_full A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
title_fullStr A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
title_full_unstemmed A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
title_sort A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
author Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane
author_facet Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane
Alves, Heliana Castro
Ambrosio, Letícia
author_role author
author2 Alves, Heliana Castro
Ambrosio, Letícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane
Alves, Heliana Castro
Ambrosio, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo. Terapia Ocupacional. Escola
Racismo e Terapia Ocupacional
topic Racismo. Terapia Ocupacional. Escola
Racismo e Terapia Ocupacional
description Introdução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe  compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas     -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899
10.47222/2526-3544.rbto59899
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto59899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899/40526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321180450488320