A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899 |
Resumo: | Introdução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. |
id |
UFRJ-14_4f0c0f0359bb9089d55e3015c50f9c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59899 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at schoolRacismo. Terapia Ocupacional. EscolaRacismo e Terapia OcupacionalIntrodução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5989910.47222/2526-3544.rbto59899Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899/40526Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Siqueira, Dandara RayaneAlves, Heliana CastroAmbrosio, Letícia2024-04-30T03:30:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59899Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-04-30T03:30:30Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
title |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
spellingShingle |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane Racismo. Terapia Ocupacional. Escola Racismo e Terapia Ocupacional |
title_short |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
title_full |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
title_fullStr |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
title_full_unstemmed |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
title_sort |
A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola: The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school |
author |
Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane |
author_facet |
Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane Alves, Heliana Castro Ambrosio, Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Heliana Castro Ambrosio, Letícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Siqueira, Dandara Rayane Alves, Heliana Castro Ambrosio, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo. Terapia Ocupacional. Escola Racismo e Terapia Ocupacional |
topic |
Racismo. Terapia Ocupacional. Escola Racismo e Terapia Ocupacional |
description |
Introdução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899 10.47222/2526-3544.rbto59899 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto59899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59899/40526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544) 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321180450488320 |